Nova vulnerabilidade em sistemas com Intel AMT permitem que hackers invadam notebook em minutos

Enviado por Turokrj, em

Como se já não bastasse as vulnerabilidades Meltdown e Specter nos CPUs e algumas GPUs das principais empresas, agora foi encontrado um novo problema nos sistemas que usam Intel AMT (Active Management Technology) que colocam em risco milhões de notebooks corporativos e redes.

A tecnologia de gerenciamento ativo é uma tecnologia que é usada para fins de acesso remoto e com essa ameaça, os hackers podem acessar os portateis corporativos em questão de minutos.

Contra essa nova vulnerabilidade parece não haver proteção, mesmo que tenha uma senha na BIOS ou um antivírus instalado. Os hackers podem usar essa vulnerabilidade para acessar o dispositivo e depois assumir o controle de tudo, bem como obter acesso a toda a rede.

Outras soluções como: firewall local, criptografia de disco, antimalware ou VPN também não o protegem contra essa nova ameaça.

Você pode imaginar por que isso é uma ameaça, já que os dados corporativos podem ser muito sensíveis e confidenciais que muitas das vezes somente devem ser revelados ao público em geral depois de um tempo atribuído.

Um invasor poderia potencialmente distrair o usuário do notebook por alguns segundos e, em seguida, inserir um pendrive USB programado no dispositivo. Depois disso, é apenas uma questão de alguns minutos antes de ter acesso ao notebook e a todos os seus dados.

Esta é uma ameaça de alto nível e podemos imaginar por que as empresas estarão preocupadas com essa questão.

Veja Também:
Game Pass: Serviço permanecerá exclusivo do Xbox e first party continuarão chegando day one
Microsoft estaria considerando trazer Gears e próximo Doom para outros consoles, afirma The Verge
Phil Spencer gostaria de ver os jogos da Sony e Nintendo chegando ao Xbox
Phil Spencer comenta se Starfield e Indiana Jones irão algum dia chegar no PS5
Game Pass chega a 34 milhões de assinantes
Microsoft provoca que o próximo Xbox terá o maior salto técnico que você já viu em uma geração de hardware