Nova vulnerabilidade em sistemas com Intel AMT permitem que hackers invadam notebook em minutos

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4uc2VnbWVudG5leHQuY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE4LzAxL2ludGVsLTEuanBn

Como se já não bastasse as vulnerabilidades Meltdown e Specter nos CPUs e algumas GPUs das principais empresas, agora foi encontrado um novo problema nos sistemas que usam Intel AMT (Active Management Technology) que colocam em risco milhões de notebooks corporativos e redes.

A tecnologia de gerenciamento ativo é uma tecnologia que é usada para fins de acesso remoto e com essa ameaça, os hackers podem acessar os portateis corporativos em questão de minutos.

Contra essa nova vulnerabilidade parece não haver proteção, mesmo que tenha uma senha na BIOS ou um antivírus instalado. Os hackers podem usar essa vulnerabilidade para acessar o dispositivo e depois assumir o controle de tudo, bem como obter acesso a toda a rede.

Outras soluções como: firewall local, criptografia de disco, antimalware ou VPN também não o protegem contra essa nova ameaça.

Você pode imaginar por que isso é uma ameaça, já que os dados corporativos podem ser muito sensíveis e confidenciais que muitas das vezes somente devem ser revelados ao público em geral depois de um tempo atribuído.

Um invasor poderia potencialmente distrair o usuário do notebook por alguns segundos e, em seguida, inserir um pendrive USB programado no dispositivo. Depois disso, é apenas uma questão de alguns minutos antes de ter acesso ao notebook e a todos os seus dados.

Esta é uma ameaça de alto nível e podemos imaginar por que as empresas estarão preocupadas com essa questão.

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro
Publicações em Destaque