Na altura falava-se que a Square tinha problemas económicos.
Para muitos jogadores Xenogears é um dos melhores RPG da história e embora seja um jogo com estatuto de culto para os fãs, alguns gostariam que tivesse mais reconhecimento como fazendo parte importante de uma época onde, nessa altura a Squaresoft, viu nascer uma grande quantidade de projetos com várias temáticas oferecendo jogos memoráveis.
No entanto não se pode negar que o final do jogo deixou os fãs com muitas dúvidas uma vez que o conteúdo do segundo disco não se encontrava ao nível do primeiro, sobretudo com o final que consta de uma narração sobre o desenlace dos factos. Recentemente Testsuya Takahashi, director de Xenogears falou sobre o assunto.
Numa entrevista com o Kotaku, Takahasshi foi questionado sobre a situação que deu que falar em relação a Xenogears desde 1998, quando foi lançado no PlayStation. O actual director executivo da Monolith aproveitou para contar toda a verdade sobre o segundo disco do RPG e longe daquilo que se falou na altura, não se tratou de uma questão de orçamental.
Takahashi revelou que em nenhum momento o desenvolvimento de Xenogears ficou sem dinheiro e nunca houve pressão nesta área da parte da companhia, que nessa altura chamava-se Squaresoft. O problema, segundo ele, foi que a equipe de desenvolvimento do RPG recebeu novos talentos e o ritmo de trabalho, bem como o tempo de aprendizagem, assimilação e prática, fez com que houvesse atrasos no calendário, pelo que tiveram que optar por outros caminhos.
de notar que o projecto Xenogears não estava pronto antes da data limite, e a Squaresoft sugeriu que o jogo terminasse no final do primeiro disco, ou seja, quando Fei Fong Wong e a sua equipe escapam de Solarias. Tahahashi não quis que isso fosse assim e fez uma contra-proposta.
Desta forma o final de Xenogears narra os eventos que terminam a história em vez de podermos jogá-los.
Apesar da decisão ter gerado polémica, uma vez que os fãs de Xenogears notaram diferença em relação ao primeiro disco, Takahashi declarou que foi o mais correcto, sobretudo para dar fim à história e não deixar nada no ar ou com um sentimento de dúvida. "Penso que a minha decisão foi a correcta. Se terminássemos tudo no primeiro disco, seria algo negativo".
além de ser considerado um dos melhores RPG da história, Xenogears tinha também uma das melhores bandas sonoras.