O tão esperado Doom 4 foi cancelado porque "não tinha personalidade", foi o que disse um dos membros seniores da Bethesda. E nessa linha, teve o reforço do designer Kevin Cloud, reconhecendo que este projeto não teve "a essência de Doom".
- "Nós exploramos uma direção e chegamos ao ponto onde sentíamos que não conseguimos capturar a essência de um bom Doom nem tão pouco o que os fãs queriam", disse Cloud.
- "Era muito mais semelhante a Call of Duty. Muito mais cinemático, com mais história. Havia muitos personagens ao seu redor que te acompanhavam durante todo o jogo. Era definitivamente um ambiente diferente, pois seria ambientado na Terra", diz Marty Stratton.
- "Era definitivamente uma distorção de Doom", acrescenta.
- "Seria mais guiado a experiência cinematográfica. Foi uma reinvenção."
- "Tratava-se de uma invasão infernal. Como conceito, eu posso ver porque estavam interessados e provavelmente eu gostaria de explorar isso também... se não fosse um jogo de Doom", acrescenta.
- "Doom é sobre um cara envolvido em grandes eventos. Doom 4 se centrava nesses grandes momentos", conclui.
Todas estas razões, mais as já conhecidas, dedicaram-se então ao cancelamento do projeto, e de suas cinzas nasceu o Doom que conhecemos hoje; um jogo de ação frenética, que foi lançado com grande sucesso no início deste ano.