IA do Google dominou o jogo Go uma década antes do esperado

Enviado por davidgbf, em

O Google superou um dos grandes desafios da Inteligência Artificial construindo um computador que consegue vencer profissionais do jogo de tabuleiro Go.

O objetivo do jogo, inventado na China há mais de 2.500 anos, é bem simples: os jogadores devem ir colocando as "pedras" pretas e brancas no tabuleiro, que possui 19 linhas horizontais e 19 verticais, com o objetivo de cercar as peças do oponente, e evitando ter as próprias peças cercadas. Dominar o jogo, entretanto, requer uma prática quase sem fim, uma vez que o número de configurações possíveis do tabuleiro é maior que o número de átomos no universo.

O programa de computador que conseguiu a façanha, chamado AlphaGo, venceu o campeão europeu de Go, Fan Hui, cinco vezes seguidas. E em março enfrentará um dos melhores jogadores do mundo, Lee Sedol, em um torneio que acontecerá em Seul, Coreia do Sul.

"Go é o jogo mais complexo e belo já imaginado pelos humanos," diz Demis Hassabis, chefe do time do Google responsável pelo feito.

Hassabis também diz que as técnicas usados para criar o AlphaGo servirão para guiar os esforços do time para criar uma IA generalista. "No fim das contas queremos aplicar estas técnicas a importantes problemas do mundo real," diz ele. "Porque os métodos que usamos foram de propósito genérico, nossa esperança é que, um dia, eles possam ser estendidos para ajudar a solucionar alguns dos maiores problemas da sociedade, desde diagnóstico médico até modelagem climática," ele completa.

Hassabis revela que um dos primeiros usos da tecnologia será para desenvolver melhores assistentes pessoais virtuais, aprendendo o comportamento do usuário e fazendo melhores recomendações de produtos ou eventos.

Durante a entrevista onde anunciou o feito, Hassabis foi questionado sobre os riscos de longo prazo dos sistemas de IA do Google. Ele disse que a empresa está tomando providências para mitigar os riscos, seja colaborando com pesquisadores, organizando conferências ou trabalhando com um comitê interno de ética.

Fontes:

MIT Technology Review

Nature

Veja Também:
Jogadores de Esquadrão Suicida estão insatisfeitos com os conteúdos da primeira temporada
Stasis: Bone Totem, elogiado jogo de terror, chega aos consoles
Grandes acordos exclusivos com Game Pass e Epic para indies não são mais o que eram antes, afirmam devs
Triple-i é uma nova iniciativa focada em jogos indies
NCSoft confirmou oficialmente que está desenvolvendo Guild Wars 3
CD Projekt atualiza o status dos seus futuros projetos