Mês de agosto terá chuva de meteoros até o dia 22

Enviado por Frocharocha, em

Neste mês, ocorre a chuva de meteoros Perseidas, cujo ápice acontece no início da madrugada de hoje e amanhã.

Os meteoros são pequenos corpos celestes que se deslocam no espaço e entram na atmosfera da Terra, queimando parcial ou totalmente devido ao atrito com a atmosfera terrestre e ao contato com o oxigênio. Este fenômeno deixa um véu luminoso no céu.

Uma chuva de meteoros ocorre quando a Terra cruza a órbita de algum cometa, no caso o Swift-Tuttle, o que faz com que pequenos fragmentos que ele deixa ao longo da sua órbita penetrem a atmosfera num curto intervalo de tempo e em trajetórias quase paralelas. O cometa Swift-Tuttle gira em torno do Sol uma vez a cada 133 anos. Todo mês de agosto, a Terra passa por uma nuvem de fragmentos

Esta chuva de meteoros poderá ser visível no Brasil, mais provavelmente no interior do estado de Pernambuco. A taxa de meteoros na chuva Perseidas costuma ser de 80 por hora. Mas esses meteoros são partículas muito pequenas que, por isso, queimam muito rapidamente. "Como este fenômeno é pouco brilhante, para vê-lo é necessário buscar um lugar alto, sem poluição atmosférica e luminosa, e olhar para o céu um tempo antes para acostumar a vista", orienta o pesquisador do Observatório Nacional Carlos Veiga.

As chuvas de meteoros não representam riscos para a Terra e acontecem em praticamente todos os meses, algumas com mais intensidade e ampla visibilidade.

A TV Nasa irá transmitir o fenômeno. Para assistir, acesse o link: http://www.nasa.gov/multimedia/nasatv/index.html

Veja Também:
Ubisoft revela Rainbow Six SMOL, novo título rogue-lite da franquia
Nightingale já está disponível - Confira o trailer de lançamento
Nova atualização para Starfield já está disponível e adiciona suporte para AMD FSR 3 e Intel XeSS
Dead by Daylight anuncia seu mais novo capítulo, All Things Wicked
Confira as notas de Pacific Drive, novo jogo de sobrevivência em que você explora com seu carro
Presidente da Sony disse que a Bungie poderia ser melhor em assumir responsabilidade pelos prazos de desenvolvimento