Microsoft não matará o Windows Phone e seguirá sozinha se precisar, diz CEO

Enviado por Zarakk, em

Satya Nadella explica sobre como a visão da fabricante irá impactar desenvolvedores e usuários, especialmente no setor mobile

O Windows Phone não está indo embora. Você até pode pensar que o sistema operacional móvel estava condenado a um final nostálgico devido a reorganização que a Microsoft vai promover em sua divisão de telefones, anunciada há alguns dias. Mas Satya Nadella, CEO da fabricante, tratou de afastar tais temores em uma entrevista ao portal ZDNet.

O executivo enfatizou várias vezes que a provedora tem como objetivo estabelecer novas categorias de produtos para sua divisão de mobilidade. A ideia é que ela seja um ambiente onde terceiros possam contribuir.

E Nadella parece estar tranquilo em relação ao assunto. "Se houver uma série de OEMs [sigla para Original Equipment Manufacturer], nós teremos uma estratégia. Se não houver, nós também teremos uma", afirmou, a respeito do futuro do Windows Phone.

A empresa parece estar satisfeita em seguir um caminho sozinha, da mesma forma, anima-se com a possibilidade de que um parceiro de hardware - como a HTC ou Samsung - se comprometa com a plataforma.

Por que isso importa

Permanecer com o Windows Phone revela como a Microsoft está comprometida em apoiar novas categorias de dispositivos. Isso é algo que o CEO começou a falar na época do lançamento do Surface Pro, quando ele basicamente afirmou que a companhia serviria de exemplo para a indústria de hardware.

Como Nadella contou ao ZDNet, a estratégia tem transitado para o desenvolvimento de aplicativos como o Sway ou Gigjam, onde a Microsoft está quebrando a tradicional hierarquia para criar sistemas interdisciplinares. O executivo também explicou sobre como a visão da empresa irá impactar desenvolvedores e usuários, especialmente no setor mobile.

Telefones são apenas uma parte do Windows 10

O CEO já havia categorizado o Windows 10 como um sistema operacional que atravessaria várias plataformas: desktop, notebook, tablet, Surface Hub, HoloLens e Xbox. A questão é que, até então, o mercado ainda não comprou totalmente tal ideia (pelo menos no que diz respeito à versão do sistema operacional para smartphones).

Na entrevista, o executivo deixa claro que vê o Windows 10 Mobile como parte de bilhões de dispositivos Windows 10, e não como um sistema operacional independente, como acontece com o Windows Phone 8.1. Essa talvez seja a chave para atrair desenvolvedores.

"Você fala com empresas como o Airbnb. Para eles, talvez possa ser mais atraente construir algo para desktop com Windows ou Xbox dado nosso 3% de participação no mercado de telefones. Porém, quando nós os conquistarmos, também teremos um aplicativo móvel", disse.
Veja Também:
Análise - My Time at Sandrock ( Nintendo Switch )
Sony, junto de uma firma de investimentos, ofereceu $26 bilhões de dólares pela Paramount
Indika ganha trailer de lançamento mostrando as diversas misturas de estilo
WhatsApp encerra suporte para 35 modelos antigos de celulares
The Forever Winter, novo survival horror pós-apocalíptico, ganha primeiro gameplay
Sucesso de Manor Lords superou as expectativas da editora