Iwata e Miyamoto comentam sobre E3 e transição do Wii U para NX

Enviado por inuyasha302, em

Na última reunião entre os executivos e acionistas japoneses da Nintendo, realizada nesta semana, Satoru Iwata e Shigeru Miyamoto foram verdadeiramente sabatinados pelos acionistas, que fizeram perguntas agudas sobre o futuro da Nintendo, seus consoles e sobre a E3. Há preocupação com a transição entre Wii U e NX, tanto sobre o console atual ficar no limbo, como a eventual dificuldade que o próximo enfrentará em seu lançamento.

Iwata, presidente da empresa, garante espantar esses problemas em relação ao Wii U, pois, de acordo com ele, o console continuará a receber conteúdo mesmo com a chegada do NX. E, por outro lado, ele também diz que está preparando parecerias com third parties para o lançamento do console. Ainda, ele e Miyamoto rebateram críticas sobre a E3 deste ano, de acordo com este último, enquanto a concorrência falava de coisas ainda pouco concretas do futuro, a Nintendo se concentrou no que estava jogável.

Pergunta: O lançamento do 3DS e Wii U foram, consecutivamente, fracassados. O 3DS se recuperou após um corte de preço, mas o Wii U não conseguiu. O NX terá problemas também?

Iwata: Como você disse, os lançamentos não foram muito bem sucedidos, especialmente o Wii U. O 3DS foi reestruturado internamente a partir de várias medidas. O Wii U não passou por uma reestruturação. Olhando mais para trás, o DS também não vendeu muito bem logo de cara, mas foi alavancado por Brain Training. O ideal seria que todas as vendas começassem bem, mas, na verdade, apenas o Wii foi capaz de fazer isso. O NX foi anunciado como nova plataforma junto com o anúncio da parceria com a DeNa [para conteúdo mobile], ele foi anunciado para mostrar que não estaremos saindo dos consoles e que continuaremos no mercado dos hardwares. Normalmente, o anúncio teria sido feito bem depois, foi como revelar um truque antes do mágico fazê-lo. Novas propostas requerem surpresas a seguir, por isso essas informações sobre o NX não serão anunciadas até 2016; não há anúncios para agora. Os consoles que as third-parties escolhem trabalhar dependem primeiramente da base instalada, e várias parcerias com as third-parties que ainda não anunciamos estão em progresso.

Pergunta: Como jogador, estou preocupado com a divisão de esforços entre NX e Wii U.

Iwata: Não podemos falar sobre o NX, se falarmos, nossos concorrentes podem roubar nossas idéias e acabar com a surpresa dos consumidores; isso não será benéfico para a empresa, nem para os acionistas. O NX será um novo console, e começará do zero. Entretanto, o 3DS e o Wii U já têm suas bases instaladas. Acabar com o lançamento de jogos para um console após o lançamento de um aparelho novo não é eficiente. Nós continuaremos desenvolvendo jogos para Wii U e 3DS enquanto trabalhamos no NX. Nossa prioridade no momento é satisfazer os consumidores que compraram o Wii U. Pergunta: Sobre a E3, foram apresentados poucos jogos este ano. São os únicos que serão lançados em 2015?

Miyamoto: Sobre a E3, isso que você disse não é totalmente verdade. [...] Os anúncios deste ano não incluíram jogos licenciados [thirds], então o número foi baixo. Entendemos a crítica. A Sony e a Microsoft fizeram vários anúncios de jogos para o futuro que ainda não eram jogáveis, e também abordaram a realidade virtual como algo dos sonhos, isso apresentando vários vídeos desses jogos. Mas o que a Nintendo apresentou era jogável, e o nossos jogos receberam críticas muito positivas sobre as demos jogáveis. Juntamos vários dados e informações positivas.

Iwata: [...] Como Miyamoto disse, sobre a E3 decidimos focar em anúncios a curto prazo. E decidimos esse tipo de estratégia em cada ano da feira. Nós falaremos sobre jogos do futuro quando chegar a hora. Existem anos em que os produtos estão mais bem acabados e podemos passar melhor seus atrativos, isso pode explicar a diferença da nossa feira neste ano. x

Além disso, Iwata mencionou que o projeto Qualit of Life continua fazendo progresso, no entanto, assim como o NX, não pôde passar informações.

Veja Também:
Executivos afirmam que a indústria de jogos não cresceu o bastante para acomodar os atuais orçamentos
PocketPair revela quais foram os Pals favoritos dos jogadores
CEO da Larian afirma que decisão de se afastar de Baldur's Gate não foi por negociações da IP
24% dos funcionários do mercado de jogos estão considerando deixar a indústria
SERUM, novo jogo de sobrevivência, ganha trailer
Soulframe, novo jogo dos criadores de Warframe, ganha trailer mostrando seu combate