Star Citizen: CEO quebra a palavra e nega refunds

Enviado por jcrg99, em

Apesar de ter adquirido acima de 10 vezes mais o dinheiro em fundos diretos dos backers, que de acordo com o presidente da Cloud Imperium Games Chris Roberts seria o necessário para fazer o jogo com todos as coisas que planejara (conforme a sua Letter of Chairman aos backers quando obteve 5.5 milhões de dólares - https://robertsspaceindustries.com/comm-link/transmission/12811-55-Million-On-To-The-Stars - hoje já tem 66 milhões de dólares), Chris Roberts tem demonstrado que sua palavra realmente começa a se nivelar a de famosos golpistas cheios de discurso porém com pouco valor na prática e técnicas de manipulação, por meio de seu próprio marketing e por backers, "espalhando a palavra", com muitos milhares de dólares investidos invidualmente, que relembram os famosos esquema pirâmide de Charlie Ponzi.

Recentemente um usuário publicou que, após insatisfeito pela empresa ter quebrado a suas promessas feitas em sua propaganda inicial do jogo, e que foram fundamentais para ele não acreditar mais no projeto, soliciou o refund do seu dinheiro, porém este foi negado:

"Cloud Imperium Games (Cloud Imperium Games)

Dec 03 05:53

Hi there

Thank you for your query and i have my very sorry for the delay in reply. Unfortunately we are not able to offer refunds in accordance to our terms of service. I am very sorry for the inconvenience this may cause you.

Yours Allie"

Curiosamente, outro usuário que também solicitou refund no passado, e enviou a mensagem diretamente ao CEO da cia avisando que se continuassem no caminho que não lhe agradava de quebra de acordo anterior o pediria, obteu como resposta do mesmo:

"... Tome um tempo para considerar meus pontos. Se você ainda se sentir colocado de fora ou enganado, eu ficarei feliz em dar o refund de qualquer dinheiro que você contribuiu para Star Citizen. EU NÃO QUERO PARA O SEU DESENVOLVIMENTO, O DINHEIRO DE NINGUÉM QUE NÃO ESTEJA 100% SUPORTANDO O JOGO QUE NÓS ESTAMOS TENTANDO FAZER, AINDA PIOR SE ALGUÉM ESTIVER ME ACUSANDO DE ENGANÁ-LOS DE TOMAR SEU DINHEIRO DURAMENTE CONQUISTADO"

O discurso parece bonito, apelando para "honra e honestidade", mas na prática notem que negam o refund das pessoas que o solicitam, exatamente por não estarem mais 100% suportando ou desacreditadas ou não aceitando quebras de promessas.

Curiosamente, a empresa ainda usou como justificativa para não dar o refund, o TOS, que é o acordo comercial "assinado" digitalmente na hora de fazer o pagamento. Contudo, o próprio TOS (Terms of Service) cita disclaimers de que a empresa não pode quebrar a lei (como leis de propaganda enganosa, bait-and-switch, ou de proteção ao consumidor, etc.) e até mesmo, todo ele é baseado no PRINCÍPIO DA BOA FÉ - que vai por água baixo quando se comprova bait-and-switch e a discrepância entre discurso e ação.

Resumindo, com a discrepância do discurso acima com a ação que ele realiza, fica comprovado a total ação de má-fé do CEO e da empresa, visto que ele sabe muito bem, que legalmente, ele quebrou diversas leis de marketing e propaganda dos Estados Unidos, mas tenta iludir o cliente a respeito de seus reais direitos perante isso, ou se aproveitar da dificuldade de que muitas pessoas ao redor do mundo teriam para acionar a justiça local, para obter indenizações como danos materiais e morais.

De qualquer forma, o que fica é a comprovação da atitude de má-fé, e para os interessados em dar dinheiro para esta empresa e este cidadão, esta é a realidade do valor da sua palavra e dos valores morais que ele preza.

Além disso, a própria imprensa já começa a deixar de lado o cuidado de esperar mais tempo e já começa a criticar duramente a forma de arrecadação contínua e od discurso televangelista de Chris Roberts:

http://www.tentonhammer.com/editorial/stop-funding-star-citizen

http://www.tentonhammer.com/columns/respawn/star-citizens-2500-ship-dreams

Muitos temem que diante de tudo isso, embora uma arrecadação ultrapassando a média até mesmo para desenvolvimentos AAA's, a empresa não sobreviva ao hype ou a má reputação sendo cada vez mais crescente, afinal, é uma empresa starter e com um game que pelo próprio design é focado a um público específico e hardcore, significando bastante dificuldade de se manter posteriormente, ou de valer por parte dos desenvolvedores colocar (perder) o dinheiro adquirido a priori no projeto, que pode se tornar rapidamente decadente no seu pós-release, até por que já se tem a idéia de que grande parte das promessas não serão cumpridas no "dia 1" do projeto, e embora os fãs com amor incondicional por Roberts demonstrem aceitação, é esperado que a maioria, a grande maioria não agirá desta forma.

Muitos dizem inclusive que o fracasso quase que certo diante de um comportamento esperado pelo público em geral quando a percepção de "release" se aproximar, pode inclusive afetar de forma extremamente negativa o próprio crowd-funding, Kickstarter de jogos e o próprio gênero Space Sim como um todo.

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