Confira uma entrevista com o diretor de Entwined

Enviado por Don_Alves, em

O PlayStation.Blog entrevistou Dominic Robilliard o Diretor Criativo da Pixelopus, produtora de Entwined.

Confira a entrevista completa abaixo:

PlayStation.Blog: Nós tivemos a oportunidade de jogar Entwined para PS4 recentemente e gostamos muito do que vimos! Você pode nos dizer um pouco mais sobre a história, para aqueles que não estão familiarizados com o jogo?

Dominic Robilliard: Obrigado! Estamos muito felizes que tenham gostado. A história é muito simples: é sobre duas almas que estão apaixonadas, mas não podem ficar juntas. Nós temos que ajudá-las a se unir ao longo de nove vidas para que elas possam ficar juntas para sempre. A coisa interessante sobre o jogo é a ideia de poder controlar os dois personagens ao mesmo tempo sem que eles possam se tocar. Eles estão confinados, um de cada lado da tela, até que você possa uni-los ao final de cada vida.

PSB: Conte-nos mais sobre a lenda que a história do jogo é baseada. De onde veio a ideia de transformar um mito em um jogo?

DR: A ideia original para a história veio de um antigo mito chinês sobre um pássaro e um peixe que se amam, mas estão separados porque um deles vive no céu e o outro na água. Nós nos inspiramos nisso e gostaríamos de criar um jogo para resolver a tristeza desse conto. Assim, tivemos algumas ideias de estrutura de níveis baseadas na reencarnação da lenda que surgiu com a ideia de orientar os dois em várias vidas únicas - cada um com uma emoção diferente em seu núcleo. Produzimos cada nível e percebemos que todos eles precisavam de um final triunfante ou recompensa para o jogador, então tivemos a ideia do Dragão. Queríamos os dois personagens para criar algo bonito quando eles estivessem juntos, e deixar o jogador ser o responsável por isso. É como você trazer para si a história desses dois personagens.

PSB: Quais são os principais objetivos do jogo?

DR: Ajudar essas duas almas a ficarem juntas ao longo de nove níveis diferentes e esperar que eles fiquem juntos para sempre. Em cada um desses níveis, você guia e controla os personagens através de sequências de obstáculos e depois transforma-os em um dragão subindo.

PSB: Os nove níveis se tornam mais difíceis enquanto você avança?

DR: Eles aumentam de dificuldade enquanto você passa, mas dentro de cada nível há um sistema dinâmico de dificuldade que se ajusta ao nível de habilidades individuais. Ele deve corresponder à sua melhor habilidade, com padrões mais rápidos e exigentes quanto melhor você vai ficando no jogo. Se você estiver indo bem, os seus personagens vão evoluir e as trilhas de luz também vão aumentar de tamanho e luminosidade.

PSB: O jogo possui modo multiplayer? Você pode compartilhar online?

DR: O jogo é single player (embora tenhamos visto algumas pessoas compartilhando o mesmo controle para jogar em duas pessoas ao mesmo tempo!). E sim, no PS4 você pode compartilhar as esculturas aéreas nas seções do Dragão utilizando o botão 'Share'. Há também um modo de desafio que é baseado em tempo e você só tem três vidas para usar durante esse tempo. Há um ranking para você desafiar os seus amigos e outros jogadores de todo o mundo.

PSB: Fale um pouco sobre o desenvolvimento do estilo de música e arte. De onde veio toda a inspiração?

DR: Tivemos muita sorte em poder trabalhar com um compositor desde o início do projeto. Sam Marhsall, que também já foi um estagiário da Sony, fez uma faixa de demonstração para o nosso protótipo e na mesma hora nós adoramos o estilo dele. Ele entendeu o que nós estávamos tentando fazer e na mesma hora o colocamos para desenvolver a trilha completa do jogo. Como nós jogamos o jogo em equipe todos os dias (chamamos isso de diário), Sam esteve nesses encontros e também compartilhou conosco todo áudio e música que ele fazia a cada dia. Dessa forma, enquanto a música dele foi influenciada pela arte e design, a música dele também influenciou o jogo. Essa ajuda é um jeito muito bom se trabalhar sempre que for possível. Sam também esteve presente em muitas reuniões de design - ele é um hard player com muita experiência!

A arte é em grande parte inspirada no abstrato, com cores fortes, ricas, formas fortes e uma disposição muito orientada em cada nível. O jogo inteiro é construído sobre essa ideia de abstração, para que ele tenha um significado a quem jogá-lo. Quando você pedir a um jogador para tirar as suas próprias conclusões sobre o que significa, pensar sobre isso torna o jogo muito pessoal.

PSB: Então a trilha é totalmente composta por Sam Marshall, não é? Nós podemos comprá-la?

DR: Sim, Sam é o nosso compositor e ele escreveu em torno de três horas de trilha sonora original para este jogo! A trilha já está disponível no iTunes e na PS Store.

PSB: Quando nós jogamos, percebemos que o jogo é bastante terapêutico. Vocês tiveram isso em mente ao criar o jogo? Qual experiência vocês gostariam que os jogadores tivessem ao jogá-lo?

DR: Curiosamente, logo no início nós descobrimos que ele era uma experiência fascinante. Isso surgiu quando nós começamos a adicionar os recursos visuais e música na mecânica principal do jogo. Nós realmente abraçamos essa ideia a partir daí! Isso é muito especial nos jogos, como eles podem te envolver - o que se faz sentir terapêutico. Em Entwined, quando a sua mente está equilibrada entre a habilidade da jogabilidade e a beleza da arte e música, você fica como em um estado zen de espírito. Porém, notamos que para que isso aconteça você precisa estar confortável com o controle da mecânica principal. A dificuldade dinâmica está lá para ajudar a que todos cheguem nesse ponto! Essa é definitivamente a experiência que gostaríamos que as pessoas tivessem com o jogo. Outras pessoas têm uma ligação completamente emocional para cada nível com os recursos visuais e música - mas isso é bastante particular. Nós achamos que todo mundo pode se divertir - se eles estiverem procurando um desafio de estratégia ou procurando por algo mais profundo.

PSB: O jogo tem um final? E ele é feliz?

DR: Sim, o jogo tem um final, e estamos felizes como ele termina. E é muito bonito, mas você precisa chegar ao final para ver como termina!

Entwined foi lançado exclusivamente para PS4 no inicio do mês passado e em breve chegará para o PS3 e PS Vita.

Veja Também:
Última atualização de Alan Wake II reduziu os requisitos de sistema do jogo no PC
Steam inicia promoção focada em games Metroidvania
Novo gameplay de Dragon's Dogma II mostra as habilidades especiais da classe 'Trickster'
MultiVersus, popular jogo de luta da Warner Bros, pode retornar em breve
Capcom explica por que Dragon's Dogma II só oferece um slot para salvar o jogo
Stellar Blade recebe detalhes adicionais sobre o seu combate