G1 jogou: para PS4, The Order: 1886 tem alma de Gears of War

Enviado por Gilmar_Venancio, em

Algumas coisas nunca mudam. E é em clima de déjà vu que a demonstração de The Order: 1886, um dos principais jogos exclusivos para PlayStation 4, inicia e termina na feira E3 2014. O G1 jogou o game do estúdio Ready at Dawn, nova cria do gênero de tiro em terceira pessoa que une Revolução Industrial a um visual de nova geração, mas tem a alma de Gears of War, série de sucesso do Xbox 360.

The Order: 1886 acontece em uma versão alternativa de Londres no século XIX onde uma ordem de soldados derivada dos Cavaleiros da Távola Redonda, do Rei Arthur, deve proteger a cidade de monstros mutantes e outras ameaças. Os personagens usam uniformes e penteados elegantes, mas o armamento é pesado e movido a fogo e vapor.

Desde o princípio, o game surpreende em seu aspecto técnico. A atmosfera sombria e enevoada da capital inglesa alia-se a uma atenção ao fotorrealismo nos modelos dos cavaleiros, fato que honra a tão cobrada evolução gráfica nos games de nova geração.

Um rifle que dispara um material inflamável é a principal arma da demo e outro exemplo do avanço tecnológico de The Order: 1886. É preciso primeiro disparar essa munição para depois, com o modo alternativo de tiro, atear fogo no alvo. O resultado é um show de faíscas e partículas que ilumina as ruas escuras de Londres de maneira convincente.

Graças a esse padrão de qualidade e às sequências cinematográficas de "The Order: 1886", muitas vezes o jogador se pega observando uma cena enquanto ela já voltou a se tornar jogável.

No entanto, passada a admiração visual, o game não evolui sobre uma fórmula existente há quase 8 anos.

Como se tornou praxe desde Gears of War, The Order: 1886 abusa de um sistema de cobertura que permite se esconder atrás de muros e colunas para fugir dos tiros inimigos, atirando contra os adversários entre uma espiada e outra por cima da proteção.

Ao longo das áreas da demo, bastante lineares, o protagonista Sir Galahad pula de barreira em barreira e usa todo o tempo do mundo para resolver o campo de batalha que surge à sua frente. O ritmo é mais lento mas não chega a ser estratégico, o que acaba só tirando um pouco do sabor de planejar e executar com agilidade uma investida contra um grupo de oponentes.

É claro que The Order: 1886 é diferente de Gears of War tanto em estética quanto em temática. A questão é que o game da Ready at Dawn faz pouco para se distanciar de sua referência mais óbvia e certeira. E no tête-à-tête é difícil encarar os musculosos soldados lançados pela Epic Games em 2006.

Vale torcer para que os momentos de tensão vistos em um trailer, junto de um monstro de duas vezes o tamanho dos soldados, componha um papel preponderante na versão final do game e engrosse o caldo de The Order: 1886 até o seu lançamento, que foi adiado para 20 de fevereiro de 2015.

Veja Também:
Sucesso! Helldivers 2 ultrapassa 200 mil jogadores simultâneos apenas no Steam
Capcom confirma que Dragon's Dogma II terá taxa de quadros ilimitada
Sony registra a marca 'Intergalactic The Heretic Prophet', que pode ser um novo projeto de ficção científica
Nem a Bloober Team gostou do último trailer de Silent Hill 2 Remake e culpa a Konami pela falta de qualidade
Presidente da Sony enxerga oportunidades para aprimorar os negócios do PlayStation
Sony confirma que não lançará novos jogos importantes de suas franquias até abril de 2025