Desenvolvedores comentam decisão da Nintendo de usar trava de região

Enviado por Cristianogremista, em

A trava de região é algo comum em consoles Nintendo. Existia no DS, no Wii, e agora também está presente no 3DS e Wii U, para azar dos fãs americanos que desejam jogar algum título japonês. Em matéria a respeito do tópico para a Not Enough Shaders, alguns desenvolvedores comentaram a decisão da Nintendo - e se vale realmente a pena para eles.

Segundo Jools Watsham, diretor e co-fundador da Renegade Kids, "em uma época em que o lançamento mundial é algo necessário, não faz sentido que exista trava de região". Toda essa burocracia para licenciar na NoA, NoE e NoJ independentemente também não ajuda em nada para lançar os games a tempo. Mas Watsham concorda pelas classificações de games para o público, e quase sempre é diferente de uma região para outra.

Já Bendik Stang, fundador da ShowCastle Games, concorda que a trava de região não é algo bom para a indústria, e a compara com o DRM (método para verificar se um jogo é original ou não). "Isso limita a distribuição e motiva os usuários a piratear para jogar um game específico. Imagina só você viajar e comprar um game, depois descobre que ele é de uma região diferente. Isso é tão frustrante com o DRM".

Enquanto a Nintendo não pensa em mudar a política com trava de região, petições pelo mundo todo continuam crescendo. Atualmente a maior delas está com mais de 23 mil inscritos.

Veja Também:
Jogadores de Esquadrão Suicida estão insatisfeitos com os conteúdos da primeira temporada
Stasis: Bone Totem, elogiado jogo de terror, chega aos consoles
Grandes acordos exclusivos com Game Pass e Epic para indies não são mais o que eram antes, afirmam devs
Triple-i é uma nova iniciativa focada em jogos indies
NCSoft confirmou oficialmente que está desenvolvendo Guild Wars 3
CD Projekt atualiza o status dos seus futuros projetos