Vírus no Facebook rouba contas de banco; saiba como se proteger

Enviado por Danilo BP, em

Zeus está no Facebook. No entanto, ele não é um deus grego, mas um perigosíssimo malware capaz de roubar contas de banco. Ele já existe desde 2007, mas, recentemente, ganhou variantes e a praga começou a se espalhar com facilidade pelo Facebook, como nota a empresa de segurança Trend Micro. Quando instalado no computador, o malware fica quieto até o dia que o usuário resolve acessar o site de seu banco. Então o software malicioso entra em ação coletando os seus dados pessoais ou até mesmo criando uma página falsa do site de seu banco. De acordo com o New York Times, o vírus está sendo criado por um grupo conhecido como Russian Business Network.

Eric Feinberg, fundador do grupo de advogados Fans Against Kounterfeit Enterprise, disse ao jornal que alertou o Facebook sobre o perigo, mas que a rede social não foi incisiva na resposta. Limitou-se, segundo ele, a recomendar aos usuários que tomem cuidado com os links acessados e que mantenham sempre um antivírus atualizado.

Como se proteger

A TrendMicro diz que o vírus se hospeda na pasta %System% folder e lá pode instalar uma variedade de arquivos, como TSPY_ZBOT.SMD ou TSPY_ZBOT.XMAS. Verifique se não há nada de suspeito na pasta de seu sistema. Também é importante você fazer uma varredura com seu antivírus para ver se ele não identifica nada suspeito.

Veja Também:
Jogadores de Esquadrão Suicida estão insatisfeitos com os conteúdos da primeira temporada
Stasis: Bone Totem, elogiado jogo de terror, chega aos consoles
Grandes acordos exclusivos com Game Pass e Epic para indies não são mais o que eram antes, afirmam devs
Triple-i é uma nova iniciativa focada em jogos indies
NCSoft confirmou oficialmente que está desenvolvendo Guild Wars 3
CD Projekt atualiza o status dos seus futuros projetos