Google muda a forma de medir adoção das versões do Android

Enviado por nfsmwpla8, em

Todos os meses, a Google libera números de adoção das diferentes versões do Android em dispositivos móveis. O objetivo principal é orientar os desenvolvedores sobre quais versões do sistema focar o desenvolvimento de seus apps, mas os números acabam entregando uma boa noção para o mercado sobre como anda a fragmentação da plataforma - algo que foi sempre alvo de críticas.

Esse mês, no entanto, a Google decidiu mudar a maneira como mede essa adoção. Agora, a empresa contabiliza o perfil dos usuários que visitarem a Google Play Store. Antes, eram registrados quaisquer entradas nos servidores da Google.

Para ser justo, os números agora estarão mais de acordo com o interesse dos desenvolvedores. Afinal, eles vão medir os usuários que entram apenas na Play Store, e que possuem mais chances de baixar apps. Segundo a própria Google, "os novos dados refletem com mais precisão aqueles usuários que estão mais engajados no ecossistema Android".

Convenientemente, os novos dados acabam "favorecendo" as versões mais atuais do Android, já que registram apenas os usuários mais ativos que efetivamente entram na Play Store. A diferença já é notável: o Jelly Bean aparece com 25% de adoção, um aumento significativo comparado aos 16,5% de março.

O Android Ice Cream Sandwich não mudou tanto. Antes com 28,6%, agora registra 29,3%, uma mudança natural. Versões mais antigas, do Android 4.0 para trás, antes somavam 55,1%. Agora, somam 45,8%.

Uma comparação mais justa deve ser feita nos próximos meses, com o novo sistema de registro já em vigor. De qualquer maneira, é sempre natural que as versões mais recentes ganhem força, enquanto as mais antigas sejam abandonadas. [Android Developer]

Veja Também:
Metaphor: ReFantazio explica como funcionará seu combate
"Foi modificado para ter qualidade", comenta diretor de Stellar Blade sobre mudanças nos trajes da protagonista
Rocksmith+ está a caminho do Steam
The Witcher 3 receberá REDkit em 21 de maio
Black Myth: Wukong tornou-se o jogo mais desejado entre os jogadores do Steam
Final Fantasy XIV sofreu um ataque DDoS, afetando os servidores