Microsoft atualiza Termos de Uso e se contradiz completamente

Enviado por workfire, em

Em nova atualização do "Contrato de Serviço", Microsoft se contradiz e chama atenção dos usuários.

A Microsoft, famosa desenvolvedora de softwares e detentora dos serviços Hotmail, Bing e Windows Live, acabou de anunciar a atualização do seu Contrato de Serviço, que já está causando muita polêmica entre os usuários.

O novo Contrato de Serviço da Microsoft será válido para os serviços Hotmail, Skydrive, MSN, Bing, Office.com, Windows Live Messenger, Galeria de Fotos do Windows, Windows Movie Maker, Windows Mail Desktop e Windows Writer. Segundo a própria Microsoft, o contrato atualizado entrará em vigor em 19 de outubro de 2012.

                 # Pessoas trocaram a sua alma por um jogo, sem saber

A Microsoft deixou claro que a atualização é apenas para deixar o Contrato de Serviço mais claro para o usuário, e que se o mesmo não aceitar os termos, deve cancelar suas contas (caso contrário, automaticamente aceitará os novos termos). Mas existe um pequeno detalhe, será que o Contrato de Serviço está mais claro? 

Veja a imagem abaixo:

Clique para ampliar.

Percebeu algo de estranho? Provavelmente não; mas então repare nos termos 3.1 e 3.3:

"3.1. Quem é o proprietário do conteúdo que coloco nos serviços? O conteúdo inclui tudo o que você carrega, armazena ou transmite por meio dos serviços, como dados, documentos, fotos, vídeo, música, email e mensagens instantâneas ("conteúdo"). Exceto materiais que licenciamos para você, que podem ser incorporados ao seu próprio conteúdo (como clip-art), não reivindicamos a propriedade do conteúdo fornecido por você nos serviços. Você é o proprietário do seu conteúdo e responsável por ele. Também não controlamos, verificamos, pagamos, endossamos nem assumimos nenhuma responsabilidade pelo conteúdo que você e outros disponibilizam nos serviços.

3.3. O que a Microsoft faz com o meu conteúdo? Ao carregar o seu conteúdo para os serviços, você concorda que ele possa ser usado, modificado, adaptado, salvo, reproduzido, distribuído e exibido até o limite necessário para protegê-lo e fornecer, proteger e aperfeiçoar os serviços e produtos da Microsoft. Por exemplo, podemos usar meios automatizados ocasionalmente para isolar informações de emails, chats ou fotos para ajudar na detecção e proteção contra spam e malware, ou para aperfeiçoar os serviços com os novos recursos que facilitam seu uso. Ao processar o seu conteúdo, a Microsoft toma medidas para ajudar a preservar a sua privacidade."

Análise

No termo 3.1 a Microsoft declara que todo o conteúdo que você incluiu / armazena nos serviços dela são totalmente seus, com as palavras dela: "não reivindicamos a propriedade do conteúdo fornecido por você nos serviços. Você é proprietário do seu conteúdo e responsável por ele. Também não controlamos, verificamos (...) endossamos nem assumimos nenhuma responsabilidade pelo conteúdo que você e outros disponibilizam nos serviços". Até aí tudo bem, era o esperado para os serviços do tipo, os arquivos são seus, caso a Justiça interceda por pirataria ou algo do tipo, a responsabilidade é totalmente sua.

Mas vamos analisar o termo 3.3, que fala sobre o que a Microsoft pode fazer com o seu conteúdo. Nesse termo a Microsoft diz que ao usar os serviços dela, você concorda com que seu conteúdo seja "usado, modificado, adaptado (...) até o limite necessário para protegê-lo e fornecer, proteger a aperfeiçoar os serviços e produtos da Microsoft."

                      # Clique aqui e veja o novo Termo de Contrato da Microsoft.

Conseguiu perceber o duplo sentido? A Microsoft basicamente diz que todo o conteúdo é seu, de sua responsabilidade, que eles não verificam, controlam ou editam os seus arquivos, mas dois termos adiante diz que você concorda em a Microsoft usar o seu conteúdo da forma que ele bem entenda. Com certeza tem algo de errado aí, e se não tem, está bem estranho essa nova política de Uso da Microsoft.

Alguém aí arrisca um processo contra a Microsoft? Além disso, o que você acha dessa história toda?

Por Fernando Paladini.

Fonte: http://www.techsempre.com

Veja Também:
Confira a lineup exclusiva de cada console para 2024
Dead Island: Riptide Definitive Edition está de graça no PC via Steam
Com 13 milhões de cópias vendidas de Resident Evil 7, a Capcom atualizou o número de vendas de seus principais jogos
Stellar Blade recebeu a classificação etária mais alta na Coreia devido à presença de nudez e muita violência
Análise - 8BitDo Ultimate C
Immortals of Aveum supostamente teve um orçamento de US$ 125 milhões