Intel anuncia a nova linha de Co-Processadores Xeon Phi

Enviado por Turokrj, em

Na International Supercomputing Conference, a Intel Corporation anunciou também que Xeon Phi é o novo nome de marca para todos os futuros produtos da Intel baseados na chamada Arquitetura de Multi- Núcleos Integrados (arquitetura de Intel MIC).

Disponível até o final de 2012, a primeira geração da família de produtos Intel Xeon Phi (co-processadores de codinome "Knights Corner") complementará as famílias de produtos do E5-2600/4600 de processadores Intel Xeon existentes e oferecer novos níveis de desempenho para cargas de trabalho altamente paralelas.

Enquanto que a primeira geração será destinada principalmente à Computadores de Alta Performance (HPC), as gerações futuras de produtos Intel Xeon Phi também chegará aos datacenters corporativos e estações de trabalho.

"À medida que adicionamos produtos Intel Xeon Phi ao nosso portfólio, cientistas, engenheiros e profissionais experimentam níveis inéditos de desempenho para efetivamente enfrentar os desafios, variando entre mudança climática e gerenciamento de risco".

"Este é o próximo passo do compromisso da Intel para alcançar computação exascale até 2018 e criar uma categoria de tecnologia exclusiva que proporcione um desempenho sem precedentes para aplicações altamente paralelizadas de hoje".

Além de sua compatibilidade com modelos de programação x86, o co-processador Intel Xeon Phi será visível para aplicativos como um nó de computação HPC otimizadas, sendo que executa seu próprio sistema operacional baseado em Linux independentemente do sistema operacional do host.

Este recurso permite maior flexibilidade na implementação de soluções de cluster que não estão disponíveis com tecnologias baseadas em acelerador de gráficos alternativos (Tesla por exemplo).

Feita no inovador nó de 22nm e transistores 3D tri-gate da Intel, o co-processador Intel Xeon Phi está disponível em formato PCI-E, contém mais de 50 núcleos e um mínimo de 8GB de memória GDDR5.

Dispõe também de 512 b de amplo apoio SIMD que melhora o desempenho, permitindo que vários elementos de dados possam ser processado com uma única instrução.

Ano passado a Intel mostrou uma demonstração ao vivo do co-processador "Kinghts Corner" entregando mais de 1 TeraFLOPs (1 trilhão de operações flutuantes por segundo) de dupla precisão de desempenho, medida pelo DGEMM.

Veja Também:
Rumor | Contraband pode chegar ainda este ano e Fable em 2025
Performance de Payday 3 ficou muito abaixo da expectativa do estúdio
Deu ruim! Confira as notas iniciais de Skull and Bones
Assinantes do PlayStation Plus Deluxe podem testar Dead Island 2 gratuitamente
Stellar Blade recebeu a classificação +17 nos EUA por violência e teor sexual elevados
Dragon Ball Z: Kakarot ganha novo trailer da DLC mostrando Goku enfrentando Goten