Tablets com Windows 8 tem especificações reveladas pela Intel

Enviado por Turokrj, em

Como já é de conhecimento de todos, o próximo sistema operacional da Gigante de Redmond foi projetado para rodar também em tablets. A empresa do tio Bill já está fechando parcerias com várias fabricantes e ainda este ano aparecerá com um wintablet em mãos.

A Intel é uma das parceiras. E ela pretende entrar com força. Ontem, durante o Intel Developer Forum, realizado em Pequim, ela mostrou algumas especificações que os tablets baseados na arquitetura x86 devem seguir.

A começar pelo processador. O chip que será usado é um Atom Z 2760, de codinome Clover Trail. Ele conta com dois núcleos de processamento, trabalhando numa frequência de 1,8 GHz (nada mal).

Ele também incorporará algumas tecnologias interessantes, presentes até nos processadores da família Core i3, i5 e i7. Como a HyperThreading, que simula um núcleo físico e "engana" o sistema operacional, fazendo-o pensar que há mais de 2 núcleos ali.

E também o Burst Mode, que aumenta o desempenho nos momentos que se fizer necessário.

Para suprir a necessidade de conectividade, imprescindível num tablet, a Intel usará seus próprios chips, frutos da compra de uma empresa chamada Infineon, que trabalha com chips de transmissão wireless.

Eles terão conectividade 3G e também 4G (LTE). A bateria, outro ponto crucial em um equipamento portátil, deve ter duração de 9 horas. E de 30 dias enquanto estiver em standby. Esta especificação, em si, me deixou intrigado e impressionado, ao mesmo tempo.

Processadores x86 têm a fama de terem um bom desempenho, mas para isso gastam bastante energia.

O que a Intel fez para prolongar tanto a vida útil da bateria? Inseriu uma gigante? Ou fez otimizações no software? Independente da resposta, o tablet que for dar vida ao Windows 8 terá que ter o peso máximo de 680 gramas, distribuídos em 9mm de espessura e uma tela de 10 polegadas.

Alguns modelos, chamados de híbridos, terão um display de 11 polegadas, além de um teclado físico acompanhando. Acredita-se que estes modelos se destinem a quem pretenda substituir o seu notebook/netbook por um tablet da Microsoft.

Digitar em teclados virtuais por muito tempo é exaustivo e pouco prático. Além de todas essas especificações que dizem respeito à características físicas do aparelho, a Intel ainda pretende incluir uma série de tecnologias proprietárias, como a Wireless Display, que permite espelhar a tela do tablet em uma HDTV, a NFC, que é semelhante ao bluetooth mas permite uma troca segura dos dados e a Wi-Fi Direct, que torna o dispositivo em um ponto de acesso pessoal.

E claro, os clientes corporativos contarão com recursos mais robustos de segurança, como encriptação, provavelmente o BitLocker, e também funções educativas, providas pela Learning Series.

Veja Também:
Gears 6 será um jogo que mostrará para que a geração atual veio, afirma insider
Nightdive anuncia atualização com muitas novidades para System Shock Remake
The Heirloom, novo jogo de suspense com arte desenhada à mão, ganha teaser de gameplay
ARK: Survival Ascended recebe final de semana gratuito no PC
Beat Slayer já está disponível, um hack and slash com foco na música
Gigantic: Rampage Edition ganha gameplay