Tailândia proíbe cinco jogos violentos

Enviado por Saulo2525, em

Em uma iniciativa almejando o bem-estar da juventude de seu país, o governo da Tailândia começou a proibir a comercialização de jogos considerados violentos, alegando que este "é um problema obsessivo e que tem um efeito adverso no comportamento das crianças e adolescentes".

E mais, o país pretende promover os softwares educacionais e a divulgação dos danos potenciais que jogos violentos podem trazer aos mais jovens.

"Não existem leis que requerem o estabelecimento de um sistema de classificação de jogos na Tailândia, apenas uma proposta", diz o Ministro da Cultura Somsak Kiatisuranun, Ministro. "No entanto, a tecnologia dos jogos avançou muito, o que torna necessário termos uma classificação e leis que a apóiem. Faremos isto acontecer, mas vai demorar um pouco".

A primeira lista de jogos proibidos conta com "Hitman", "300", "Killer 7", "Hitman: Blood Money" e "50 Cent: Bulletproof".

Uma informação bastante curiosa foi apurada pelo blog GamePolitics: esta lei vem logo depois do assassinato de um taxista tailandês, cujo crime foi associado com "Grand Theft Auto IV" e a listagem de games perigosos é precisamente a mesma feita por Kym Worthy, uma promotora da cidade americana de Detroit que também defendeu causa similar, em dezembro de 2007 - valendo notar que se tratavam de jogos que já tinham um certo tempo de lançados.

No Brasil, o caso mais rumoroso foi a probição, no começo do ano, do game de tiro "Counter-Strike" e do RPG online "EverQuest"

Veja Também:
Discussão | O que você anda jogando ultimamente?
Miyazaki revela que todos os segredos de Elden Ring ainda não foram descobertos
Trailer de Shin Megami Tensei V: Vengeance atinge 1 milhão de views em 2 Dias
Nier R3pent: Square Enix fez possível teaser de um novo jogo
Documentário Hideo Kojima: Connecting Worlds já está disponível no Disney+
Filme live-action de Naruto está em produção com o diretor de Shang-Chi