Jogos online estão na mira do pentagono

Enviado por loppi17, em

Especialistas do Pentágono expressaram suas suspeitas de que jogos online para múltiplos jogadores (MMOs) - como o consagrado World of Warcraft da Blizzard - podem ser utilizados para planejar ataques terroristas.

Segundo o The Inquirer, o assunto foi tema de uma apresentação do professor Dwight Toavs na Open Source Conference, que aconteceu em Washington, Estados Unidos.

Para Toavs, terroristas poderiam usar os benefícios de jogos online, entre eles a dificuldade de monitoramento, para criar planos de ataque de maneira codificada. Isso porque as contas são identificadas por pseudônimos, o acesso é global e existe uma linguagem especial que poderia ser utilizada como uma espécie de código, comentou o site Wired.

Na apresentação, o pesquisador usou o game World of Warcraft como exemplo para o possível ataque, ilustrado por um bate-papo entre dois jogadores: "TALON238" e "WAR_MONGER". No papo, WAR_MONGER marca um ataque para a semana seguinte, usando locações do game e nomes de magias como referências a cenários e métodos de ataque reais.

Steven Aftergood, analista da Federação de Cientistas Americanos e especialista na comunidade de inteligência, afirma que terroristas poderiam usar qualquer meio para planejar ataques, mas que é necessário as autoridades avaliarem se é importante ou não considerar o cenário dos MMOs.

Toavs, por sua vez, acredita que seja importante que espiões passem mais tempo em mundos virtuais como o do título da Blizzard, tentando descobrir o que acontece dentro deles.

Eu acho mais é que o pessoal do pentagono quer jogar WOW

Veja Também:
Diretor de Helldivers 2 espera que a franquia se torne uma das maiores do PlayStation
PS5 está no caminho certo para ser o console de maior sucesso de todos os tempos da Sony, diz Jim Ryan
Silent Hill 2 Remake ganha sinopse detalhada em classificação do ESRB
Unicorn Overlord alcança 500 mil cópias vendidas
Discussão | O que você anda jogando ultimamente?
Votação da BAFTA elege Red Dead Redemption 2 como a melhor sequência de todos os tempos