O CEO da Take-Two Interactive, Strauss Zelnick, quebrou o silêncio sobre um tema que paira na indústria há anos: por que nenhum outro estúdio, incluindo ex-funcionários da própria Rockstar Games, conseguiu replicar o sucesso da franquia Grand Theft Auto?
Zelnick foi direto ao ponto ao falar sobre as tentativas de outros desenvolvedores de criar uma propriedade intelectual de peso comparável à de GTA ou a qualquer outro grande título do portfólio da Take-Two. Segundo ele, muitos tentaram e falharam.
“Muitas outras pessoas tentaram. Muitas e muitas, incluindo ex-funcionários da Rockstar. Até agora, eles não conseguiram. Não quer dizer que não possam no futuro, aliás. Nós sempre corremos com medo. Mas não será a tecnologia que vai mudar o jogo. Essa não será a virada. O que vai mudar é que algum indivíduo ou grupo de indivíduos extraordinariamente criativo vai aparecer e fazer algo surpreendente. Nosso objetivo é fazer com que essas pessoas trabalhem dentro do sistema da Take-Two. Se falharmos nisso, fracassamos”, disse Zelnick.
A fala sobre ex-funcionários da Rockstar inevitavelmente aponta para casos como o de Leslie Benzies, ex-presidente da Rockstar North, que fundou o estúdio Build A Rocket Boy. O estúdio é responsável por MindsEye, um dos maiores fracassos dos últimos anos.
GTA 5 ainda vende 5 milhões de cópias por trimestre
Para contextualizar o tamanho do desafio que qualquer concorrente enfrenta, basta olhar para os números de GTA 5. Lançado há 13 anos, o jogo ainda registra vendas de 5 milhões de unidades por trimestre. O GTA Online, braço multijogador do título, segue recebendo atualizações de qualidade que garantem sua longevidade. É esse legado que GTA 6 herda e que Zelnick precisa proteger. Com o lançamento se aproximando, as GTA 6 streams já começam a reunir fãs ansiosos para ver se o título vai mesmo redefinir a indústria.
O CEO da Take-Two já reafirmou publicamente a data de lançamento de GTA 6 pelo menos três vezes no último mês, sinalizando que o estúdio está confiante na janela de novembro. A espera de mais de uma década entre o quinto e o sexto capítulo numerado da franquia é, em si, um reflexo do tamanho da aposta e da consciência de que a barra foi colocada alto.
Fonte: Insider Gaming