Ex-artista da Vanillaware passou 6 anos em uma vila remota desenvolvendo um RPG

Veritas Tales conta com mais de 300 ilustrações desenhadas à mão, trilha de Hitoshi Sakimoto e chega em breve ao PC.

Veritas Tales: Witch of the Dark Castle, o RPG gamebook desenvolvido pelo estúdio independente Digitalis Publishing, tem lançamento marcado para 9 de julho no PC via Steam. O título é fruto de seis anos de trabalho solo do veterano Yoshio Nishimura, ex-artista sênior da Capcom e da Vanillaware, e chega ao mercado com mais de 300 ilustrações desenhadas à mão e sem nenhum uso de IA generativa em nenhuma etapa da produção.

Um gamebook digital com alma old-school

O sistema de Veritas Tales mistura elementos de visual novel com mecânicas de RPG, replicando a experiência de interagir com um livro físico dentro do jogo. O jogador rola dados, faz escolhas em uma narrativa ramificada e enfrenta inimigos ao longo da jornada. A principal inspiração declarada é The Castle of Darkness, do autor James Herbert Brennan, e o jogo preserva intencionalmente algumas das características mais cruéis e inconvenientes dos gamebooks de escola antiga, morrer de repente após uma escolha errada é parte da proposta.

Ao mesmo tempo, Nishimura modernizou o formato com a adição de um sistema de save, dublagem e trilha sonora composta por Hitoshi Sakimoto, o mesmo responsável pela icônica trilha de Final Fantasy Tactics. O resultado é uma experiência que promete mais de 20 horas de conteúdo ilustrado integralmente pelo próprio Nishimura, com um total de mais de 300 ilustrações feitas à mão.

Os desenvolvedores reforçam que o uso de IA generativa foi descartado em todas as etapas da produção. Em suas palavras, o jogo “tem uma alma que só pode ser encontrada em algo verdadeiramente feito à mão”. 

Três décadas de indústria antes de partir para o interior

Nishimura acumula uma trajetória de 30 anos na indústria. Ele iniciou a carreira na Capcom, onde chegou ao cargo de artista-chefe de cenários da série Monster Hunter, antes de migrar para a Vanillaware. Nos 20 anos que passou na casa, contribuiu com títulos como Odin Sphere, Dragon’s Crown e 13 Sentinels: Aegis Rim.

A saída da Vanillaware aconteceu em bons termos, conforme ele relatou ao portal Denfaminicogamer. Durante a pandemia do COVID-19, Nishimura se mudou para uma vila remota na montanha no Japão e foi se acostumando com um estilo de vida completamente diferente, longe da sede da empresa em Osaka. Ao tornar-se independente, ele pôde finalmente se dedicar de forma integral ao projeto que se tornaria Veritas Tales: Witch of the Dark Castle. O jogo, no entanto, já estava em desenvolvimento como projeto paralelo nos três últimos anos em que ainda trabalhava na Vanillaware, somando assim seis anos totais de produção.

Veritas Tales: Witch of the Dark Castle chega ao PC via Steam em 9 de julho.

Gostou? Nos ajude compartilhando!
Postado por
Membro antigo da GameVicio, atuo atualmente como editor no site. Adoro todo tipo de jogo, especialmente com um profundo apreço por jogos com narrativas imersivas. Meu email de contato: [email protected]
Siga em:
VEJA TAMBÉM
Assine nosso Newsletter
Assine nossa newsletter e receba nossa seleção de conteúdo sobre games e entretenimento diretamente em seu email.
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Gostou? Discordou? Comente! Sua opinião vale ouro e nos ajuda a melhorar cada vez mais!
SELEÇÕES ESPECIAIS
Das pérolas escondidas aos grandes sucessos, confira nossas listas e descubra novos games!
Img de rastreio
Localize algo no site!