Pocketpair critica editoras por contratos abusivos e tratamento dado a estúdios indies

Executivo afirma que práticas “normais” do mercado sufocam pequenos estúdios e defende acordos mais equilibrados.

A Pocketpair Publishing, braço editorial da desenvolvedora de Palworld, anunciou uma abordagem revolucionária para contratos com desenvolvedores independentes, oferecendo termos muito mais justos do que os praticados atualmente no mercado. A iniciativa surge como forma de retribuir à indústria após o sucesso meteórico de Palworld e confronta diretamente as práticas predatórias que têm sufocado pequenos estúdios.

John ‘Bucky’ Buckley, responsável de comunicação e publicação da Pocketpair Publishing, revelou que a empresa ficou chocada ao descobrir as condições contratuais consideradas “normais” no cenário atual. “Você encontra equipes de quatro ou cinco pessoas que buscam uma quantia relativamente pequena. E elas estão muito acostumadas a abrir mão de toda sua receita por um ano“, explicou Buckley em entrevista ao The Game Business.

“Simplesmente não podíamos acreditar. Você quer criar algo que ama completamente, e o preço que precisa pagar é outra pessoa levando todo seu dinheiro por anos e anos“, acrescentou o executivo, destacando o problema que a Pocketpair decidiu combater.

Graças ao sucesso financeiro de Palworld, a Pocketpair Publishing pode agora “dar aos indies o dinheiro que precisam sem exigir esses enormes acordos de participação na receita“. A proposta da empresa é estabelecer “acordos muito mais justos” que não bloqueiam a divisão de receita dos desenvolvedores atrás de custos de recuperação, permitindo que “os desenvolvedores sobrevivam desde a primeira venda“.

Buckley enfatiza que a abordagem da empresa é deliberadamente descomplicada: “Literalmente apenas financiamos o jogo. Não compramos nenhuma parte da empresa. Não pegamos nenhuma das propriedades intelectuais. Realmente não interferimos“, concluiu. 

A tendência de desenvolvedores bem-sucedidos criando editoras com melhores termos parece estar ganhando força na indústria. Recentemente, a Kinetic Games, criadora de Phasmophobia, também abriu seu próprio braço editorial, seguindo os passos da Pocketpair Publishing e da Innersloth, desenvolvedora de Among Us.

Esta mudança acontece em um momento crítico para o mercado indie, onde desenvolvedores enfrentam grandes dificuldades para encontrar financiamento em condições razoáveis, tornando a iniciativa da Pocketpair ainda mais significativa para o ecossistema de jogos independentes.

Jovem segurando criatura rosa com orelhas pontiagudas e raposa de cauda em chamas, em caverna iluminada por cristais mágicos do universo Palworld.

Fonte: The Game Business

Gostou? Nos ajude compartilhando!
Postado por
Membro antigo da GameVicio, atuo atualmente como editor no site. Adoro todo tipo de jogo, especialmente com um profundo apreço por jogos com narrativas imersivas. Meu email de contato: [email protected]
Siga em:
VEJA TAMBÉM
Assine nosso Newsletter
Assine nossa newsletter e receba nossa seleção de conteúdo sobre games e entretenimento diretamente em seu email.
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Gostou? Discordou? Comente! Sua opinião vale ouro e nos ajuda a melhorar cada vez mais!
SELEÇÕES ESPECIAIS
Das pérolas escondidas aos grandes sucessos, confira nossas listas e descubra novos games!
Img de rastreio
Localize algo no site!