Ex-animador da Rockstar afirma que o PlayStation é a plataforma principal para o desenvolvimento porque eles “priorizam o que vende”

Mike York explica por que GTA VI sai primeiro nos consoles e depois no PC.

Já faz alguns dias desde que a Rockstar Games revelou oficialmente o primeiro trailer de Grand Theft Auto VI, que já estabeleceu recordes de visualizações no YouTube em pouco tempo.

Como não é segredo, a Rockstar confirmou que Grand Theft Auto VI será lançado primeiramente apenas no PlayStation 5 e Xbox Series S|X, com a versão PC chegando futuramente.

Leia Também:

  1. OD, novo jogo de Hideo Kojima, aparentemente contará com mecânicas de furtividade
  2. Disney esclarece que Indiana Jones será um jogo exclusivo do Xbox

Ninguém sabe ao certo por que a Rockstar faz isso com o PC, mas o ex-animador da empresa, Mike York, que já trabalhou com GTA V e Red Dead Redemption 2, explicou que os desenvolvedores normalmente precisam de mais tempo para polir a versão para PC.

Além disso, Mike York comenta que normalmente a Rockstar prioriza o PlayStation porque é a plataforma que vende. A equipe focaria nessa versão e depois faziam a versão Xbox.

“Uma das principais razões pelas quais leva tanto tempo para lançar uma versão para PC após o lançamento em console é porque os desenvolvedores querem torná-la a melhor possível. Eles precisam resolver todos esses pequenos bugs que não estavam trabalhando antes – eles os deixaram de lado, ainda não os viram.”

“Uma das principais coisas que quero destacar é que a razão pela qual a versão para PC é lançada posteriormente e não é a primeira coisa que sai é porque eles querem priorizar o que vende.”

“A maior parte do tempo, especialmente no passado, o PlayStation era o grande vendedor. O PlayStation era o console a ter, vendia mais do que qualquer outro console na maior parte do tempo, todo mundo estava jogando no PlayStation.”

“Então, o que o desenvolvedor faria é concentrar toda a energia em garantir que a versão para PlayStation e o jogo para PlayStation funcionassem muito bem. Então eles meio que faziam a versão para o Xbox – geralmente faziam isso ao mesmo tempo. Quando eu estava trabalhando no GTA 5, por exemplo, estávamos concentrados no PS3 e no Xbox na época. Mas estávamos principalmente empurrando o PS3 ao limite, porque o PS3 era um hardware melhor na época para usar memória e coisas diferentes.”

“E assim colocamos toda a nossa energia nisso, otimizando o melhor que podíamos para aquele console. Então meio que portamos essa versão para o Xbox simultaneamente, estávamos trabalhando em ambas as versões e testando-as. A versão para PC é meio que a versão que está em segundo plano, que está executando as duas versões e construindo-as.

“Sempre há uma versão para PC do jogo, mas não está totalmente polida. É apenas alimentando os outros jogos e fazendo-os funcionar. Quando você quer portar o jogo… digamos que você tenha deixado o jogo com uma aparência muito boa no PlayStation, está jogando muito bem, tem uma boa taxa de quadros, poucos bugs. E está pronto, você o lança para o público. Bem, agora você pode começar a se concentrar na versão para PC.”

“Quando o desenvolvedor entra na parte do processo da versão para PC, o que eles vão fazer é que agora têm novas ideias para melhorar as coisas. Por exemplo, eles podem entrar em uma cena e pensar ‘oh, agora estamos no PC, temos um pouco mais de memória, podemos adicionar alguma neblina aqui como sempre quisemos, mas era demais para o console.’ Eles podem fazer muitas coisas diferentes, como adicionar mais personagens, podem popular melhor a folhagem.”

“Porque o hardware do PC, dependendo do PC que você tem, vai ser capaz de rodar melhor. Então eles vão otimizá-lo para as melhores peças de PC disponíveis hoje. “Mas, isso sendo dito, é muito importante que todos lembrem disso: Uma das principais razões pelas quais uma versão para PC leva tanto tempo é porque é uma arquitetura diferente e diferentes tipos de componentes. Eles precisam se adaptar a todas essas coisas diferentes que podem acontecer.”

“Em um PlayStation e um Xbox, cada um deles tem uma placa gráfica, e é a mesma placa gráfica, a mesma arquitetura dentro da caixa, como todo PlayStation que é enviado para milhões de pessoas. Mas quando se trata de um PC, cada pessoa tem um PC diferente, está rodando de maneira diferente, tem hardware diferente, diferentes tipos de CPUs e GPUs.”

“O uso de memória e coisas diferentes que o jogo está fazendo nos bastidores às vezes pode falhar e dar errado durante diferentes configurações. É nisso que se resume. Eles precisam testar o jogo mais no PC do que fariam em um Xbox ou PlayStation. Você já precisa testar muito o jogo para fazê-lo funcionar, então uma versão para PC é ainda mais difícil.”

Encerra Mike York.

Grand Theft Auto VI está previsto para ser lançado em 2025.

Gostou? Nos ajude compartilhando!
Postado por
Sou do tipo que adora assistir algo antes de dormir e perder horas em jogos duvidosos no fim de semana. Me segue lá no Twitter/X.
Siga em:
VEJA TAMBÉM
Assine nosso Newsletter
Assine nossa newsletter e receba nossa seleção de conteúdo sobre games e entretenimento diretamente em seu email.
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Gostou? Discordou? Comente! Sua opinião vale ouro e nos ajuda a melhorar cada vez mais!
SELEÇÕES ESPECIAIS
Das pérolas escondidas aos grandes sucessos, confira nossas listas e descubra novos games!
Img de rastreio
Localize algo no site!