Dos estúdios atualmente presentes na Warner Bros. Games, um dos mais afetados pela transição da AT&T para o Discovery com toda certeza é a Monolith Productions, que sempre agiu de forma independente no grupo, e que historicamente não tem interesse em criar jogos baseados em personagens da DC.
A Monolith é o único estúdio de Washington dentro da WB Games, região onde abriga não só a Microsoft mas muitos de seus estúdios como a 343 Industries, Turn 10 Studios, World’s Edge e Undead Labs, mas também a Bungie e ArenaNet.
Esses fatores moldaram a Monolith ser um estúdio que tem alta capacidade técnica, sendo autores do poderoso motor gráfico interno do estúdio, LithTech, na qual é conhecido por criar ambientes de mundo aberto bastante densos e com alta gama de design, como o elogiado Nemesis System, que está dentro da engine.
Depois que o Middle-Earth: Shadow of War foi lançado em 2017, a Monolith Productions acabou sumindo da mídia e público em geral, sofrendo da perda de alguns funcionários devido as falhas nas vendas do estúdio, com eles citando não ter mais interesse de criar jogos baseado na IP do Senhor dos Anéis.
Tudo o que sabemos desde então é que existe um Jogo de Ação-aventura com um novo e moderno Nemesis System sendo feito por eles, numa IP completamente nova pro estúdio, sendo de Ficção-Científica, onde rumores apontavam ser um jogo de Dune ou de Blade Runner.
Nessa recente fusão da WarnerMedia com o Discovery, não sabemos o que vai acontecer com esse projeto, e se ele ainda existe, em vista que já se passaram 4 anos e não houve qualquer sinal de um anúncio ou novidades a respeito da Monolith Productions pela Warner.
E diante desse congelamento temporário no estúdio, a Electronic Arts decidiu fundar uma nova subsidiária em Kirkland, Washington, exatamente na mesma localização da Monolith, com o estúdio sendo liderado pelo chefe e presidente do estúdio que moldou Shadow of Mordor e Shadow of War, Kevin Stephens.
A empresa de FIFA e Battlefield tirou proveito desse momento mais fragilizado em que a Monolith vive atualmente, e com isso, começou já a contratar figuras importantes da subsidiária da Warner Bros. Games, sendo revelado a entrada de Piotr Mintus, ex-diretor técnico da Monolith, Michael De Plater, que foi vice-presidente de desenvolvimento do estúdio e Peter Arisman, ex-diretor de arte de ambos Middle-Earth.
Pelo que sabemos esse novo estúdio da Electronic Arts pretende criar uma Nova IP de Ação-aventura com escala AAA, na qual pouco ainda se sabe do que se trata no geral. Ficaremos de olho para saber o que esperar do estúdio nos próximos meses.