Google muda a forma de medir adoção das versões do Android

#Notícia Publicado por nfsmwpla8, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy50dWRvY2VsdWxhci5jb20vbmV3X2ZpbGVzL2ltYWdlcy9nbG9iYWwvQW5kcm9pZF82MjIyOV8xLmpwZw==

Todos os meses, a Google libera números de adoção das diferentes versões do Android em dispositivos móveis. O objetivo principal é orientar os desenvolvedores sobre quais versões do sistema focar o desenvolvimento de seus apps, mas os números acabam entregando uma boa noção para o mercado sobre como anda a fragmentação da plataforma - algo que foi sempre alvo de críticas.

Esse mês, no entanto, a Google decidiu mudar a maneira como mede essa adoção. Agora, a empresa contabiliza o perfil dos usuários que visitarem a Google Play Store. Antes, eram registrados quaisquer entradas nos servidores da Google.

Para ser justo, os números agora estarão mais de acordo com o interesse dos desenvolvedores. Afinal, eles vão medir os usuários que entram apenas na Play Store, e que possuem mais chances de baixar apps. Segundo a própria Google, "os novos dados refletem com mais precisão aqueles usuários que estão mais engajados no ecossistema Android".

IMAGEaHR0cDovL3d3dy50dWRvY2VsdWxhci5jb20vbmV3X2ZpbGVzL2ltYWdlcy9nbG9iYWwvQW5kcm9pZF82MjIyOF8xLmpwZw==

Convenientemente, os novos dados acabam "favorecendo" as versões mais atuais do Android, já que registram apenas os usuários mais ativos que efetivamente entram na Play Store. A diferença já é notável: o Jelly Bean aparece com 25% de adoção, um aumento significativo comparado aos 16,5% de março.

O Android Ice Cream Sandwich não mudou tanto. Antes com 28,6%, agora registra 29,3%, uma mudança natural. Versões mais antigas, do Android 4.0 para trás, antes somavam 55,1%. Agora, somam 45,8%.

Uma comparação mais justa deve ser feita nos próximos meses, com o novo sistema de registro já em vigor. De qualquer maneira, é sempre natural que as versões mais recentes ganhem força, enquanto as mais antigas sejam abandonadas. [Android Developer]

Gabriel
Gabriel #nfsmwpla8

#topdouniverso

, São Paulo
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,