Como funciona o Handicap

#Tópico Enviado por lgustavoms, sobre FIFA Soccer 16, em .
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Handicap! Se você joga FIFA online, alguma vez já ouviu falar desse termo bastante famigerado na comunidade de fifeiros. Muitos dizem que é manipulação do jogo, outros que é tentativa de simular resultados improváveis da vida real e ainda outros dizem que é chororô de quem está perdendo. Bem, vamos tentar desmistificar isso aqui!

O que é Handicap?

Handicap é um termo em inglês que significa incapacidade ou ato de dar vantagem ou desvantagem. É bastante utilizado no cotidiano por nativos da lingua no sentindo de deficiência física ou mental. No mundo dos esportes, significa um critério de aplicação de sobrepesos para equiparar as possibilidades de vitória entre dois oponentes em categoria desigual. Algo como peso casado nos boxes.

Como ele funciona nos videogames?

O Handicap aparece no mundo dos videogames com o objetivo de criar uma dificuldade, em determinada fase do jogo, maior que a pré estabelecida pelo usuário. Algo fora do trivial para criar o fator desafio em um game.

Isto é claro nas partidas do FIFA desde as primeiras versões nos jogos offline e desde a versão 12 nos modos online. No FIFA existe os sliders, que foi uma ótima idéia que os desenvolvedores da EA elaboraram, permitindo a customização do núcleo do jogo. Ou seja, além dos stats dos jogadores, nível de dificuldade e velocidade do jogo (slow/normal/fast), também temos uma customização geral do gameplay para o seu usuário e para a CPU. Agora, pense que os sliders também podem ser utilizados, em backend, para modificar o ritmo do jogo.

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Porém, antes de ir mais além preciso voltar no tempo: lembra do Internation Super Star Soccer Deluxe?

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O Handicap no Internation Super Star Soccer permitia que você regulasse os niveis de vantagem e desvantagem em amistosos contra CPU ou contra um amigo do segundo controle.

Nos Torneios (World Series, International e Scenario) não era permitido modificar.

No entanto, era algo amigável e compreensível, pois a Konami exibia no frontend e permitia ao usuário gerenciar seu elenco para melhor escalar o 11 inicial.

Diferente da Konami, a EA faz uso do Handicap a partir dos sliders em várias esferas:

- utiliza o Handicap no Backend

Ela não mostra para você o que foi alterado para uma determinada partida nos sliders no frontend.

- utiliza o Handicap em Tempo Real

FIFA modifica os sliders no decorrer de uma partida.

Um exemplo claro é quando seus jogadores ficam demasiadamente pesados.

Não é apenas fadiga nos jogadores causada pela duração da partida.

A EA modificou o slider de aceleração do seu time afim do jogo se tornar ainda mais desafiador.

- utiliza o Handicap em Modos Online

Aí que mora o grande problema da EA!

FIFA é um dos únicos jogos que cria handicap em jogos multiplayer.

Isso mesmo, amigão.

A EA mexe nos sliders no backend:

- no modo Temporadas

- no modo Ultimate Team

Está perdendo gols feitos frequentemente?

A EA modificou o slider de frequência de erro de finalização do seu usuário. Não foi você que chutou errado.

Os passes todos vão nos pés do adversário?

A EA modificou o slider de frequência de erro de passe do seu usuário. Não foi você que desaprendeu a tocar a bola.

Sentindo seus jogadores pesados?

A EA modificou o slider de aceleração da sua equipe. Não é meramente cansaço.

Goleiro adversário catando tudo?

A EA modificou o slider de habilidade do goleiro do adversário.

Qual a intenção do Handicap por parte da Electronic Arts?

Permitir que todos vençam partidas.

Não existe curva de aprendizado.

Ela não quer ver ninguém desencorajada a jogar o game.

Isso sobe para um outro nível quando existe um modo onde a EA arrecada dinheiro (Ultimate Team).

Ou seja, todos os jogadores vivem numa roda gigante de vitórias e derrotas.

Bons jogadores vencem um pouco mais.

Jogadores casuais perdem um pouco mais.

Mas não existe um retrato fiel e sem mácula do histórico de um jogador.

Quase não existe meritocracia ao jogar FIFA online.

OBS: além do Handicap, existem dois termos também bastante controversos no FIFA. São eles: Scripting & Momentum. Estes são assuntos para outra oportunidade.

Enviado por lgustavoms,
danilolisb
Danilolisb

Perfeito

Enviado por danilolisb,
bruno_zeppelin
Bruno_zeppelin

Concordo com tudo que você disse sobre o Handicap.

Enviado por bruno_zeppelin,
lgustavoms
Lgustavoms
Perfeito

Valeu mano!

Vou transcrever para inglês para ter um alcance maior.

Concordo com tudo que você disse sobre o Handcap.

Valeu!

Enviado por lgustavoms,
Hevergamer
Hevergamer

Finalmente entendi oque é isso! existe a possibilidade de um player modificar manualmente isso durante o modo online? pergunto isso pq tem uns caras que enfrento no modo temporadas que marcam parecendo que tem jato nos jogadores simplesmente é impossivel passar do meio campo tocando a bola é correria pura e carrinhos loucos! os caras marcam tão fortes que as vezes tem 3 em cima de um jogador meu correndo tuo de vez pra cima... ja tem outros que jogam mais certos e mesmo marcando forte não fica assim tão agressivo

Enviado por Hevergamer,
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