Os 19 melhores Jogos de Tiro para Linux
Jogos de tiro (ou shooter em inglês) é um subgênero de jogos de ação, os quais se dispões com sua principal mecânica de usar projéteis para eliminar inimigos. Testando a velocidade e tempo de reação do jogador, normalmente o objetivo de um jogo de tiro é atirar nos oponentes e passar pelas missões sem que o jogador morra. É uma categoria bastante popular e clássica na história dos jogos, com diversos subgêneros.
Mad Max é baseado no filme Mad Max 2: The Road Warrior. O jogo começa mostrando como está o mundo após o fim dos dias e mostra você no deserto, seu objetivo é sobreviver destruindo os carros inimigos.
Condition Zero Deleted Scenes é um bônus do jogo Counter Strike desenvolvido pela Valve. Os vestígios que restaram das diferentes etapas de desenvolvimento de Condition Zero não foram descartados. Pelo contrário, a Valve os compilou e eles se tornaram uma espécie de bônus para os compradores de Condition Zero, ou de consolo para os que esperavam ver algo radicalmente diferente na continuação.
O modo Deleted Scenes reúne missões dos projetos que foram abortadas durante a produção de Condition Zero. Em uma das fases, o helicóptero do jogador é abatido e ele precisa se virar aniquilando todos os inimigos.
Títulos que brincam com o tempo não são mais novidade. Passando pelos jogos de plataforma em 2D aos 'shooters' em primeira pessoa - "Braid", "Prince of Persia: Sands of Time", "TimeShift", só para citar alguns - tais mecânicas estão se tornando cada vez mais comuns, ainda que apresentem sistemas bastante complexos e elaborados. "Singularity", da veterana Raven Software (de "Wolfenstein"), é um desses jogos e traz um sistema de manipulação do tempo um tanto singular, como o nome já implica.
O jogo te coloca no papel de um soldado enviado a uma ilha russa em uma missão de reconhecimento. Equipado com o TMD (sigla para Time Manipulation Device), uma luva de alta tecnologia capaz de alterar seu estado físico no espaço-tempo, o jogador precisa descobrir os mistérios da ilha, que vem apresentado fenômenos estranhos desde o acontecimento de um acidade em 1950. Além da capacidade de manipular o tempo de objetos individualmente, o próprio jogador transita entre o passado e o presente, através de visões e choques temporais, que vão distorcendo a noção de realidade.
Ao contrário da maioria dos jogos que envolvem a manipulação do tempo, em "Singularity" o jogador pode alterar o estado físico de objetos individualmente através do tempo (passado ou futuro), em vez de manipular o tempo como um todo. Sendo assim, caixotes quebrados e vazios podem ser levados de volta ao passado, recebendo de volta os objetos que um dia eles armazenaram. Enviar pilares danificados para o futuro faz com que eles despenquem, abrindo caminho ou esmagando inimigos. Os próprios oponentes de carne e osso podem ser transferidos para o passado ou futuro, virando pó instantaneamente.
O design das fases promete abusar de tais recursos, equilibrando quebra-cabeça e ação. Mesmo durante os momentos de tiro desenfreado, o jogador pode utilizar seu poder para tirar vantagem do cenário, o que exige uma minuciosa análise dos ambientes. Além da luva de manipulação temporal, cujo uso é limitado por uma barra de energia recarregável, o jogador possui um arsenal de armas tradicionais.
No decorrer da aventura, o jogador recebe uma série de aprimoramentos para suas armas e para o TMD, permitindo novas maneiras de aniquilar oponentes ou interagir com o cenário para solucionar quebra-cabeças ou acessar áreas secretas.
"Singularity" prevê também uma modalidade multiplayer, uma vez que as habilidades de manipulação do tempo não envolvem câmera lenta ou o congelamento da ação, que impediam outros jogos similares a incorporar batalhas entre jogadores. Em vez disso, os jogadores poderão tirar vantagem das habilidades para alterar elementos do cenário, preparar armadilhas e mais.
Há cinco anos atrás, o pobre cientista Gordon Freeman foi contratado para cuidar do departamento de Materiais Anômalos do centro de pesquisas de Black Mesa. Ele não sabia, mas o seu primeiro dia de trabalho seria inesquecível: logo em sua primeira experiência, ele abriria um portal para um mundo alienígena, que envia seus habitantes para invadir nosso planeta. O governo envia seus fuzileiros - que matam não apenas os E.T.s, mas também todas as testemunhas. Freeman fecha o ciclo viajando até o planeta-natal deles, Xen, e matando seu líder, Nihilant. O que ele não sabia é que o governo já conhecia esse planeta - e Freeman recebe uma oferta do misterioso homem de terno que explora o laboratório. Conhecido apenas como G-Man, Gordon é contratado para uma nova missão... que só foi revelada cinco anos, com o anúncio de "Half-Life 2".
Gordon agora precisa salvar a Cidade 17, um local fictício na Europa Oriental, que foi tomada pelos aliens. Junto com uma nova heroína, Alyx Vance, ele deve ultrapassar 12 capítulos, cada qual com cerca de quatro horas de duração, segundo a Valve. A invasão traz muitos clichês e inspiração de filmes B de terror: é só conferir nas fotos.
A maior revolução do game original estava na sua trama e nos ambientes: o laboratório parecia uma instalação verdadeira, com cozinhas, banheiros e uma arquitetura convincente (ao invés dos antigos castelos e naves genéricos de outros games de tiro). O enredo não era dividido em fase cujo único objetivo era matar alguém ou atravessar uma fase linear - Gordon percorria os corredores do centro de pesquisa encontrando inocentes e vendo pequenos incidentes desenrolarem a história. A continuação promete levar tudo isso ainda mais longe: o produtor do game afirma que muitos não saberão sequer dizer quais eventos são pré-definidos e quais acontecem aleatoriamente.
Mas isso não é tudo. Ao contrário do game original, que utilizava uma versão modificada do mecanismo de "Quake", "Half-Life 2" utiliza apenas tecnologia desenvolvida pela própria Valve. Além de contar com incríveis visuais - repletos de efeitos de partículas como fogo, fumaça e água, a continuação agora trará ambientes ainda mais interativos. Certas armas serão capazes de atear fogo em determinados objetos e estruturas, ou quebrá-las - não apenas mudando a forma dos mapas, mas também podendo ser usado como arma: que tal derrubar uma ponte de madeira sobre os comedores de cabeça?
O governo democrático de Isla Trueno foi derrubado e um regime militar chegou ao poder. O país tornou-se um palco de guerra. Você será enviado para apoiar a luta contra os rebeldes e opressores. Esta será a experiência sniper mais realista em um jogo de vídeogames jamais vista! Você irá se encantar com maravilhosas matas e florestas tropicais da América do Sul. O jogador se tornará parte de uma história de franco atirador e a ascensão da queda de um ditador cruel.
Quando uma jovem garota cai no subterrâneo, ela descobre que diversos monstros habitam o local, tendo sido banidos para lá pelos humanos. Você terá que guiar a pobre garota de volta para a superfície.
Undertale conta com um criativo combate em turnos, onde caba batalha é um quebra-cabeça novo. Prepare-se para diversas surpresas nesse título.
Após uma infestação de zumbis dizimar metade da população do planeta, os sobreviventes devem fazer de tudo para se manterem vivos em uma Louisiana (EUA) repleta de mortos-vivos. O único jeito para isso é meter bala em qualquer coisa que apareça pela frente.
Left 4 Dead 2 é a sequência do jogo de ação em primeira pessoa da Valve e traz novidades, como combate corpo-a-corpo melhorado e modo multiplayer ampliado.
Você tem o que é preciso para sobreviver nesse inferno?
Um jogo de ação combinado com o horror da sobrevivência, RPG e tiro, tudo baseado em uma história do autor russo Dmitriy Glukhovskiy.
O mundo inteiro está em ruínas. A humanidade é quase aniquilada devido ao alto nível de radiação cidades tornaram-se impróprios para a vida. Os seres humanos têm rendido a supremacia na Terra para uma nova espécie. Criaturas mutantes por radiação são mais adaptados para o novo mundo.
Depois de causar uma pequena revolução na fictícia ilha sul-americana de San Esperito, o agente da CIA Rico Rodriguez, astro de "Just Cause", de 2006, volta para uma nova aventura batizada simplesmente de "Just Cause 2".
Desenvolvido pela mesma equipe do jogo original, Rodriguez ataca desta vez em um arquipélago na Malásia. A trama, que ocorre alguns anos depois da primeira aventura, mostra o irreverente agente secreto sendo obrigado a abandonar suas merecidas férias ao receber de sua parceira, Maria Kane, a missão de eliminar seu antigo mentor, Tom Sheldon, que se tornou um agente renegado. Sua localização é a ilha de Panau, que conta com cerca de 1000 km quadrados a serem explorados, com paisagens variadas como florestas tropicais, planícies desérticas e montanhas cobertas de neve.
Rico também fica mais mortal com um novo sistema de mira, similar ao de "Crackdown", em que é possível mirar em pontos específicos dos corpos dos inimigos para maximizar os danos. Seu arsenal ganhou novos itens, como um lança-granadas e uma metralhadora giratória. O versátil gancho presente no original agora pode ser utilizado a qualquer momento e se agarra praticamente em qualquer superfície, o que amplia as possibilidades de acrobacias e malabarismos. Combinadas com o inseparável pára-quedas do herói, Rico torna-se, praticamente, dublê do Homem-Aranha.
Com tantas novas habilidades e cenários diferentes para explorar, os veículos também receberam uma atenção especial e reagem de maneira diferenciada, de acordo com cada tipo de terreno. O protagonista ainda pode sair dos carros em movimento e ficar por cima deles, agora de maneira muito mais ágil.
Outro fator que comprova que a desenvolvedora Avalanche ouviu as críticas sobre "Just Cause" é seu novo sistema de missões. Antes o mundo era grande, mas muitas partes de San Esperito eram exploradas por missões paralelas sem graça ou eram simplesmente sem vida. Agora a ilha de Panau funciona como um universo vivo, com centenas de atividades acontecendo ao mesmo tempo, onde qualquer interferência do jogador com a sociedade local pode resultar em conflitos com os nativos ou situações ainda mais perigosas.
"Um jogo que realmente te faz sentir M.E.D.O."
O enredo narra a experiência de um novado na equipe de elite F.E.A.R. (First Encounter Assault Recon), um grupo de assalto especializado em missões que envolvam problemas sobrenaturais. Neste caso, o dever é investigar e eliminar um sargento lunático com poderes paranormais que controla um pelotão de soldados clonados. Sua meta é obscura, porém é sabido que envolve experimentos científicos com uma pequena garotinha que, por sua vez, faz aparições sinistras no decorrer do game.
A jogabilidade corresponde exatamente aos moldes estabelecidos do jogo: um soldado apenas contra uma legião de inimigos, armado com pistolas, rifles, bazucas e granadas. O diferencial do jogo é o amplo uso do efeito slow-motion (também conhecido como bullet-time) que não só aumenta a dramaticidade da cena, como permite ao jogador mirar de maneira mais precisa.
A inteligência artificial é outro ponto forte de F.E.A.R., com inimigos inteligentes e com capacidade de se organizarem no mapa e fazerem manobras táticas.
F.E.A.R. é uma grande produção que chegou em uma época de bons shooters e mostrou que bons jogos sempre podem aparecer.
Para começar, "Episode Two" receberá versões para PC, PlayStation 3 e Xbox 360, sendo que para os consoles, o título trará a coletânea de jogos anteriores da série, como "Episode One" e "Half-Life 2", exceto "Counter-Strike: Source", que não foi confirmado. Além disso, o segundo episódio terá dois novos modos de jogo: "Portal" e o multijogador "Team Forteress 2".
"Portal" consiste em um jogo que segue o melhor estilo quebra-cabeça e que explora, de certa forma, o conceito utilizado em "Prey", onde é possível 'viajar' pelo cenário fazendo uso dos portais que ficam espalhados ao longo do ambiente. O diferencial do jogo da Valve, no entanto, é que você mesmo pode criar os seus portais, de acordo com as mais diversas necessidades - seja para escapar de uma briga, atingir um inimigo ou simplesmente se locomover.
Sobre o conteúdo principal, "Episode Two", sabe-se que a trama envolverá o seqüestro da parceira de Gordon, Alyx Vance. Foram confirmados novos tipos de fases, uma atualização para a famosa Arma da Gravidade e a inclusão de uma nova arma chamada Strider Buster.
O jogo se passa em diversos cenários da Frente Leste na Segunda Guerra Mundial, desde a invasão da União Soviética pelas forças alemãs - na Operação Barbarossa , passando pela Batalha de Leningrado, Batalha do Cáucaso (Battle of the Caucasus), Batalha de Kursk, Batalha de Stalingrado, Batalha de Berlim, etc.
Assim, os campos de batalha são variados, como as planícies e florestas do Leste Europeu, as Montanhas do Cáucasos (na Criméia), pântanos, assim como em diversos centros urbanos e vilas rurais. As condições climáticas em que as ações militares ocorriam também são levadas em conta (por exemplo, o rigoroso inverno russo que castigou os combatentes em Leningrado). Nesses diversos cenários, a produtora do jogo buscou reproduzir fielmente a arquiterura e condições do campo de batalha, como trincheiras e bunkers, cidades arrasadas por bombardeios, plantações, etc. Incluiu-se também cartazes de propaganda da época.
Nesse jogo, você controla Beck, que ganha poderes e a habilidade de se transformar após derrotar chefes. Beck possui uma irmã chamada Call.
Mighty No. 9 tem em seu time veteranos da industria de games do Japão, principalmente designers envolvidos na franquia Mega Man, incluindo seu criador, Keiji Inafune.
Wryn quer ser o grande herói dos videogames, mas os maiores heróis de todos os tempos já foram escolhidos. Ajude-o a reivindicar o seu título e mostre ao mundo quem é o verdadeiro herói!
Counter-Strike: Condition Zero é um a versão single-player de Counter Strike, jogo que ganhou fama pelo seu modo multiplayer sólido e ação ininterrupta. Condition Zero, contudo, é apenas uma adaptação de cada uma das missões existentes no jogo original com gráficos e pequenos detalhes visuais alterados. A diferença é que, em vez de competir contra jogadores de verdade, os inimigos são bonecos controlados pela inteligência artificial do computador.
METRO Redux contém METRO 2033 e METRO Last Light, refeitos com melhores gráficos e com alguns ajustes na jogabilidade.
"A aterrorizante batalha contra as forças do inferno!"
Uma poderosa invasão demoníaca devastou o Laboratório de Pesquisa em Marte da Corporação Union Aerospace (UAC) deixando um rastro de caos e horror pelo seu caminho. Como um dos poucos sobreviventes, chocado e com medo, você deve lutar para se livrar do Inferno, em um confronto épico contra o mal absoluto.
Situado entre Borderlands e Borderlands 2, você vai jogar com quatro novos personagens lutando ao lado de Handsome Jack, testemunhando sua transformação em um tirano cruel que você amava odiar em Borderlands 2, ajudar com a ascensão da Hyperion Corporation.
O gameplay da série Borderlands se expande com a adição de baixa gravidade e combate com jetpack movido a oxigênio, novas armas e veículos para ajudá-lo a explorar a paisagem lunar.
Pegue seu rifle, convide seus amigos e entre na batalha. Venha para o campo de batalha moderno e engaje-se em intensas e realísticas batalhas. Escolha seu lado, entre um exército super organizado ou os rebeldes partisans.
Trabalho em equipe, táticas, bravura e disciplina são as chaves para o seu sucesso em um mortal e traiçoeiro ambiente de guerra moderna.
REBELDES: Combate de Infantaria Moderno representa o campo de batalha moderno em níveis individuas e táticos. Apenas os melhores jogadores se tornarão comandantes e terão a chance de liderar uma equipe inteira no caminho da vitória.
Este é um jogo onde as táticas reais de guerrilha e equipe são necessárias para permanecer vivo e repelir o inimigo, e é orientado para clãs e times organizados de jogadores.