O criador da série Saints Row, Chris Stockman, admitiu em entrevista recente que o design do primeiro jogo da franquia foi diretamente inspirado em Grand Theft Auto, chegando a reconhecer que tomou elementos da série da Rockstar “aos montes”. A franquia Saints Row, que depois desenvolveu identidade própria, começou como uma clara alternativa a GTA para os primeiros donos do Xbox 360.
“O design? Cara, eu peguei aos montes. Havia aquele ar de familiaridade como ‘estou jogando um jogo de GTA? Não! Mas meio que parece’. Isso foi totalmente intencional“, confessou Stockman em conversa com o portal FRVR. Apesar da inspiração evidente, ele destacou que Saints Row conseguiu se diferenciar através de recursos únicos, como a personalização de personagens e o ciclo dia/noite.
Stockman enfatizou que o timing de lançamento foi crucial para o sucesso da franquia. O primeiro Saints Row chegou ao Xbox 360 quase dois anos antes de GTA 4, preenchendo uma lacuna importante no mercado. “Uma das razões principais para o sucesso do jogo foi o momento oportuno do lançamento“, explicou. Quando questionado se a série teria decolado caso GTA 4 já estivesse disponível, sua resposta foi categórica: “não”.
“Não havia realmente competição pelo dinheiro dos jogadores em uma plataforma que começava a se espalhar como fogo“, complementou Stockman, referindo-se à ausência de títulos de mundo aberto no estilo de GTA no início da vida do Xbox 360. A estratégia de lançamento também evitou a temporada de compras de Natal e a concorrência direta com outros grandes títulos como Oblivion e Gears of War, que chegaram ao console alguns meses depois.
Embora tenha começado como um clone mais sério de GTA, Saints Row acabou encontrando sua própria identidade nas sequências, especialmente no terceiro jogos da série, que adotou um tom mais cômico e exagerado que os distanciou significativamente da franquia da Rockstar.

Fonte: GamesRadar