Ken Levine, criador original da franquia BioShock, confirmou que não está envolvido no desenvolvimento de BioShock 4 e explicou os motivos durante uma recente entrevista. O desenvolvedor, que atualmente trabalha no jogo Judas com seu estúdio Ghost Story Games, revelou que sua decisão de se afastar da série foi consciente.
“Foi muito mais difícil quando BioShock 2 aconteceu porque eu queria seguir em uma direção diferente, e por um tempo não estava claro se isso aconteceria, havia algumas discordâncias”, explicou Levine durante conversa com o criador de conteúdo MrMattyPlays. “Neste caso, eu decidi que não sabia o que mais tinha a dizer no universo BioShock, então me afastei.”
O desenvolvedor compartilhou que parte de sua decisão não estava relacionada à franquia ou às pessoas envolvidas, mas ao sentimento constante de estar competindo consigo mesmo. “É uma coisa estranha. Pode ser realmente libertador, mas também pode ser uma espécie de armadilha. Então, desta vez, com minha bênção, eu disse ‘por favor, façam algo legal'”.
Leia Mais
Levine destacou que a equipe atual responsável por BioShock 4 conta com “muitas pessoas inteligentes”, incluindo Rod Fergusson, que agora lidera a franquia e “realmente nos ajudou a finalizar BioShock Infinite”. Apesar da conexão profissional anterior, Levine confirmou que não teve qualquer participação no novo projeto.
Tanto a Cloud Chamber, estúdio que desenvolve BioShock 4, quanto a Ghost Story Games de Levine pertencem à Take-Two Interactive. No entanto, o desenvolvedor explicou que as divisões “não interagem muito”, funcionando como “pequenos grupos separados” que se ajudam quando possível.
“Acho que o problema é que eu simplesmente aparecer de paraquedas e dizer X, Y e Z, não é realmente como os jogos são feitos”, argumentou Levine. “Você precisa estar lá todos os dias. Pode ter uma ótima ideia um dia, e no dia seguinte, quando analisa melhor, percebe que é o maior idiota do mundo. Então não acho que dá para entrar dizendo ‘vamos trazer o Ken para melhorar as coisas’. Mesmo se alguém quisesse isso, o que não sei se querem, não acho que funcionaria muito bem.”
BioShock 4 ainda permanece envolto em mistério, com poucos detalhes oficiais divulgados e sem data de lançamento confirmada. Enquanto isso, o novo projeto de Levine, Judas, que deveria ter sido lançado em março deste ano, foi adiado e também aguarda nova data de lançamento.
Fonte: GamesRadar
Console retrô: 5 modelos em oferta na Amazon e 5 volantes com pedais para aproveitar jogos de corrida ao máximo