IO Interactive considera Hitman: Absolution um “desperdício de dinheiro”

A IO observa que aprendeu muito com o desenvolvimento de Absolution

Hitman é uma popular franquia que já recebeu diversos jogos ao longo dos anos e um dos mais notáveis é sem dúvidas Hitman: Absolution, título desenvolvido pela IO Interactive e disponível no mercado desde 2012.

O portal The Game Business conversou com o CEO da IO Interactive, Hakan Abrak, onde ele decidiu lembrar sobre o desenvolvimento de Hitman: Absolution, que por sinal foi muito, muito caro para a época.

Só para ter uma noção, o CEO da IO Interactive chama os gastos com desenvolvimento de Hitman: Absolution de “desperdício de dinheiro”, especialmente na criação de assets como novos banheiros. Apesar disso, o estúdio aprendeu na prática e depois vieram apenas sucessos, sem gastar rios de dinheiro.

“Fui o produtor executivo de Hitman Absolution e jurei que nunca mais faria novos banheiros. Naquele projeto, estávamos criando tudo do zero. Era algo descartável. Quando começamos a trabalhar na base de Hitman (2016), estruturamos tudo de forma que pudéssemos reaproveitar os elementos de maneira inteligente.”

“Com Absolution, nós desperdiçamos muito. Foi uma produção cheia de desperdícios. Na época, como diretor de produção do estúdio, eu mudei completamente nossa forma de pensar. O conceito de World of Assassination começou há 13, 14 anos.”

“Criamos essa base, que chamamos de sistema de blocos, onde podemos desenvolver uma experiência, como essa nova missão de Hitman com o Mads Mikkelsen, de forma muito rápida e eficiente. Isso foi essencial para construirmos uma produção AAA mais sustentável. Não vou sentar aqui e dizer que fazemos tudo certo. Continuamos tentando melhorar e reduzir desperdícios, mas sempre mantendo uma ambição enorme.

 

Conforme observado, os custos da trilogia Hitman caíram de 100 milhões para 20 milhões de dólares, com Hitman 3 sendo o mais bem avaliado no Metacritic. A IO se tornou muito mais eficiente na produção, priorizando sustentabilidade e longevidade.

“Sem ser muito preciso, Hitman 2016… digamos que foi um jogo de 100 milhões de dólares. Hitman 2 custou talvez 60 milhões. E Hitman 3 ficou em 20 milhões. E Hitman 3 foi o que teve a maior nota no Metacritic: 85, 84 e 87 no Metacritic. E ele ainda trouxe locais novos e bem únicos.”

Atualmente a IO Interactive está ocupada desenvolvendo 007 First Light, que segundo o CEO, seguirá os mesmos passos dos recentes títulos de Hitman. No entanto, é um produto mais caro e ambicioso.

Gostou? Nos ajude compartilhando!
Postado por
Sou do tipo que adora assistir algo antes de dormir e perder horas em jogos duvidosos no fim de semana. Me segue lá no Twitter/X.
Siga em:
Assine nosso Newsletter
Assine nossa newsletter e receba nossa seleção de conteúdo sobre games e entretenimento diretamente em seu email.
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Gostou? Discordou? Comente! Sua opinião vale ouro e nos ajuda a melhorar cada vez mais!
Img de rastreio
Localize algo no site!