Grand Theft Auto VI foi oficialmente adiado para 2026, e agora as outras empresas de jogos podem respirar aliviadas, sem o temor de competir diretamente com o próximo gigante da Rockstar Games, que certamente venderá milhões de cópias.
No entanto, o adiamento do jogo pode ter sido um verdadeiro “tiro de 12” em duas gigantes da indústria: a Sony com o PlayStation e a Microsoft com o Xbox, que certamente aguardavam pelo lançamento de Grand Theft Auto VI para aumentar as vendas de seus respectivos consoles.
O jornalista Christopher Dring, que agora faz parte do The Game Business (portal com apoio de Geoff Keighley), compartilhou um artigo sobre o adiamento de GTA VI, observando que a Nintendo apenas se beneficiará, enquanto a Sony e Microsoft devem sair perdendo.
Leia Também:
“Uma empresa que claramente vai se beneficiar com o adiamento é a Nintendo. GTA VI estava destinado a ser um grande impulsionador de vendas de consoles Xbox e PlayStation neste fim de ano, mas com o jogo da Rockstar adiado, a Nintendo sentirá que tem uma janela praticamente só para si para lançar o Switch 2 — especialmente com um novo jogo de Pokémon previsto para o final do ano.”
Ao mesmo tempo, Christopher Dring afirma que o adiamento é um “golpe para o PlayStation”, pois a Sony ainda segue enfrentando grandes desafios em fazer o público migrar do PS4 para o PS5.
“É um golpe para o PlayStation, e para a indústria de consoles em geral, ao menos no curto prazo. A grande oportunidade/desafio da Sony continua sendo convencer os consumidores a migrarem do PS4 para o PS5. Esta tem sido uma geração incomum, na qual muitos dos grandes jogos do PS5 também rodam na máquina anterior — seja Call of Duty ou jogos como Fortnite. Grand Theft Auto VI era visto como um momento-chave para incentivar essa transição de geração, e impulsionar um crescimento que beneficiaria toda a indústria de consoles.”
Grand Theft Auto VI está em desenvolvimento para PS5 e Xbox Series S|X, com lançamento previsto para 26 de maio de 2026.