O jogo Fortnite segue recebendo bastante suporte da Epic Games com diversas atualizações de conteúdo, como uma recente que adiciona Darth Vader com voz de inteligência artificial (IA).
Essa versão do lendário vilão, permite que os jogadores interajam com o personagem por meio de comandos de voz, recebendo respostas geradas por IA que replicam a voz icônica de James Earl Jones, com a autorização de sua família, enquanto a Disney e a Lucasfilm participaram do projeto.
No entanto, essa adição em Fortnite acabou despertando a fúria do sindicato SAG-AFTRA, que entrou com uma ação de prática trabalhista injusta contra a Epic pelo uso de IA na voz de Darth Vader em Fortnite.
Leia Também:
- IShowSpeed se emociona com o final de The Last of Us Part II
- Stellar Blade mostra que DENUVO não afeta o FPS em testes oficiais
“A empresa de Fortnite optou por substituir o trabalho de intérpretes humanos por tecnologia de inteligência artificial. Infelizmente, fizeram isso sem nos notificar previamente sobre essa intenção e sem negociar conosco os termos adequados. Por esse motivo, apresentamos uma denúncia por prática trabalhista desleal”, disse o comunicado da SAG-AFTRA.
Ao mesmo tempo, há uma cláusula afirmando que a morte de um ator significa o término de sua filiação ao sindicato, o que foi o que de fato aconteceu com James Earl Jone, já que o mesmo faleceu em setembro de 2024.
Até o momento, a Epic Games ainda não se manifestou.