7 jogos populares que sofrem com problemas de ritmo

O ritmo de um jogo é um dos aspectos mais importantes para manter o engajamento do jogador.

O ritmo de um jogo é um dos aspectos mais importantes para manter o engajamento do jogador, um certo problema que afeta até mesmo jogos populares e bem avaliados, seja por decisões de design, falhas na progressão ou excesso de elementos que quebram a imersão.

Há muitos exemplos quando o tema é problema de ritmo, seja quando o jogo fica muito fácil ou difícil de repente; problemas de progressão, tornando a experiência arrastada, excesso de cutscenes, fazer o jogador revisitar áreas para cumprir missões fracas e assim por diante.

Em muitos casos de problema de ritmo, o principal causador é quando a desenvolvedora enche o jogo de conteúdo fraco com o objetivo de estender o jogo o máximo possível, como em Metal Gear Solid V: The Phantom Pain.

Leia Também:

  1. 12 RPGs em primeira pessoa que você precisa experimentar
  2. 8 jogos para quem curte o tema de máfia

Metal Gear Solid V: The Phantom Pain

  1. Onde comprar: Amazon
  2. Ano: 2015
  3. Plataforma: PC, PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One

metal-gear-solid-v-nova-atualizacao-v1-21-do-jogo-ja-esta-disponivel-033986.webp

Se destacando como o último título com selo Hideo Kojima e apresentando mecânicas incríveis de gameplay e no geral sendo um excelente jogo, Metal Gear Solid V: The Phantom Pain na verdade sofre com um sério problema de ritmo narrativo, que virou um grande alvo de críticas negativas.

A estrutura de mundo aberto faz com que a história avance de maneira fragmentada, e a falta de momentos cinematográficos mais impactantes, que é algo característico da franquia, deixa a experiência menos envolvente para quem esperava uma narrativa de qualidade.

Final Fantasy XVI

  1. Onde comprar: Amazon
  2. Ano: 2023
  3. Plataforma: PC e PS5

final-fantasy-xvi-foi-lancado-no-pc-via-steam-e-epic-games-store-113827.webp

Final Fantasy XVI é um espetacular RPG de ação da Square Enix onde você joga em momentos épicos com o protagonista enfrentando chefes colossais em momentos eletrizantes.

No entanto, o título sofre com problemas de ritmo, que em certo ponto, parece outro jogo. Pois você acabou de participar de um momento épico e minutos depois está completando missões vazias, com o jogo passando a sensação de ser um MMORPG.

Red Dead Redemption 2

  1. Onde comprar: Amazon
  2. Ano: 2018
  3. Plataforma: PC, PS4 e Xbox One

red-dead-redemption-2-bate-seu-recorde-de-jogadores-simultaneos-no-pc-100382.jpg

Red Dead Redemption 2 é o queridinho dos jogadores e se destaca como um dos jogos mais vendidos e premiados de todos os tempos, mas este título também sofre com problemas de ritmo que pode ser considerado excessivamente lento.

Neste caso, o título prioriza um nível de imersão que exige longos deslocamentos a cavalo, animações detalhadas para quase todas as ações, bem como um começo da jornada bastante arrastado. Esses fatores acabaram afastando certos jogadores que alegam que o jogo da Rockstar Games é um sonífero.

Persona 5 Royal

  1. Onde comprar: Amazon
  2. Ano: 2020
  3. Plataforma: PC, PS5, Switch e Xbox One e Xbox Series S|X

parece-que-a-nova-versao-de-persona-5-royal-sera-localizado-em-pt-br-080378.jpg

Tratando-se de um JRPG da Atlus, é até normal o jogo sofrer com problemas de ritmo, mas em Persona 5 Royal isso pode ter passado dos limites, com um início lento, pois as primeiras 10 a 15 horas são muito guiadas, o que pode ser cansativo para alguns jogadores.

Outro ponto que pode quebrar o ritmo do jogo é a enorme quantidade de diálogos e cenas que, às vezes, poderiam ser mais diretas. Além disso, como o jogo segue um sistema de gerenciamento de tempo, algumas partes podem parecer muito lentas se você estiver esperando um evento específico.

Tales of Arise

  1. Onde comprar: Amazon
  2. Ano: 2021
  3. Plataforma: PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series S|X

tales-of-arise-ja-vendeu-mais-de-2-7-milhoes-de-copias-099562.jpg

Quem já teve a chance de se aventurar pelo mundo de Tales of Arise, está bem ciente que o jogo é espetacular, com um combate rápido e muitos combos com magias. No entanto, o problema de ritmo começa especialmente na segunda metade da campanha.

A situação só piora ao progredir que durante a reta final, o jogo lhe entrega uma grande quantidade de informações de uma só vez, com longos diálogos e cutscenes explicativas que podem interromper o fluxo da jogatina. Há também várias missões repetidas e nada envolventes.

The Last of Us Part II

  1. Onde comprar: Amazon
  2. Ano: 2020
  3. Plataforma: PC, PS4 e PS5

the-last-of-us-part-ii-quase-teve-um-final-diferente-102954.jpg

The Last of Us Part II é um jogo bem grande e durante a primeira jogatina, pode render até 30 horas. Um dos fatores do jogo ser tão extenso é por dividir a história em duas partes distintas e no fim isso resultou em um grande problema de ritmo.

O jogo tem duas perspectivas principais entre Ellie e Abby, mas a transição entre elas acontece de uma forma abrupta, interrompendo o fluxo da história. O jogo também apresenta muitas áreas grandes com poucos inimigos, deixando tudo entediante.

Assassin’s Creed Odyssey

  1. Onde comprar: Amazon
  2. Ano: 2018
  3. Plataforma: PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series S|X

atualizacao-para-liberar-o-60-fps-em-assassin-s-creed-odyssey-ja-esta-disponivel-para-ps5-e-xbox-series-s-x-056581.webp

Quando a franquia Assassin’s Creed adotou o RPG com mundo aberto, muitos receberam essa mudança de braços abertos, mas com a chegada de Assassin’s Creed Odyssey, a situação mudou completamente com o jogo sendo alvo de críticas negativas por problemas de ritmo e uma campanha enorme.

Em Assassin’s Creed Odyssey são necessárias quase 50 horas para finalizar a campanha principal do jogo. Por esse fator, combinado com um mundo muito grande, missões cansativas e exploração nada recompensadora, Odyssey talvez seja o jogo com maior problema de ritmo de todos os tempos.

Lembra de outros jogos que sofrem com problemas de ritmo? Comenta aí!

Gostou? Nos ajude compartilhando!
Postado por
Sou do tipo que adora assistir algo antes de dormir e perder horas em jogos duvidosos no fim de semana. Me segue lá no Twitter/X.
Siga em:
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Gostou? Discordou? Comente! Sua opinião vale ouro e nos ajuda a melhorar cada vez mais!
Img de rastreio
Localize algo no site!