Horas atrás, a Sony revelou o seu último relatório financeiro e aqui confirmou que já vendeu 65,6 milhões de unidades do PlayStation 5, enquanto Astro Bot ultrapassou 1,5 milhão de cópias vendidas.
Ao mesmo tempo, durante uma teleconferência, sendo uma sessão de perguntas e respostas, o presidente, COO e CFO da Sony, Hiroki Totoki, se manifestou pela primeira vez sobre o fracasso de Concord.
Leia Também:
- PS5 alcança 65,6 milhões de unidades vendidas, enquanto Astro Bot ultrapassa 1,5 milhão de cópias vendidas
- Capcom lança uma demo de Dead Rising Deluxe Remaster
Hiroki Totoki observa que a entrada da empresa nos jogos como serviço ao vivo ainda é um processo de aprendizado e que foi necessário tirar lições do que aconteceu com Concord.
“Atualmente, ainda estamos no processo de aprendizado. E, basicamente, em relação a novas IPs, é claro, você não sabe o resultado até realmente tentar. Então, para nós, na nossa reflexão, provavelmente precisamos ter várias etapas, incluindo testes com usuários ou avaliações internas, e o timing dessas etapas. E precisamos antecipá-las, e deveríamos ter feito essas etapas muito antes.”
“Além disso, temos uma organização compartimentada, então ultrapassar os limites dessas divisões, tanto em termos de desenvolvimento quanto de vendas, acho que poderia ter sido muito mais tranquilo.”
“E, olhando para o futuro, em nossos títulos próprios e em títulos de terceiros, temos muitas janelas diferentes. Queremos ser capazes de selecionar a janela certa e ideal para que possamos lançá-los em nossa própria plataforma sem canibalização, para maximizar nosso desempenho em termos de lançamentos de títulos. É isso que tenho a dizer.”
Nessa teleconferência, o vice-presidente sênior de finanças e relações públicas da Sony, Sadahiko Hayakawa, decidiu então comentar sobre sucesso de Helldivers 2 e o fracasso de Concord.
“Lançamos dois jogos como serviço ao vivo este ano. Helldivers 2 foi um grande sucesso, enquanto Concord acabou sendo encerrado. Ganhamos muita experiência e aprendemos muito com ambos.”
“Planejamos compartilhar as lições aprendidas com nossos sucessos e fracassos entre nossos estúdios, incluindo nas áreas de gestão de desenvolvimento de títulos, bem como no processo de adicionar continuamente conteúdo expandido e escalar o serviço após o lançamento, para fortalecer nosso sistema de gestão de desenvolvimento.”
“Queremos construir um portfólio de títulos ideal durante o período do plano de médio prazo, combinando jogos para um jogador (single-player) – que são nossa força e têm uma maior previsibilidade de se tornarem sucessos devido às nossas IPs consolidadas – com jogos como serviço ao vivo que buscam crescimento, mesmo assumindo certo nível de risco no lançamento.”
Concord foi lançado em 20 de agosto de 2024 para PC e PS5, mas semanas depois, teve os seus servidores fechados e a Firewalk Studios não existe mais.