Embora o Nintendo Switch já esteja no mercado há anos, o console da Nintendo ainda consegue obter excelentes resultados ao redor do mundo e principalmente no Japão.
Enquanto isso, temos o PS5 da Sony que recentemente recebeu um aumento de preço na região e suas vendas estão caindo a cada semana. Daniel Ahmad, um analista que faz parte da Niko Partners, decidiu comentar sobre o assunto e forneceu detalhes sobre o colapso do PlayStation em seu país de origem e abordou o tema de vendas digitais.
Leia Também:
- Microsoft apresenta edição especial do Xbox Series X com tema do Indiana Jones and The Great Circle
- Hunter x Hunter: Nen x Impact apresenta Genthru ao seu elenco
Usuário: “Houve muita especulação sobre as razões para o colapso do PlayStation em seu país de origem, o Japão, e embora isso tenha começado durante a era do PS3, em particular na era do PS5 houve um grande abismo entre as vendas de software e hardware que o aumento nos gastos digitais não parece explicar. Agora que a Sony aumentou o preço do PS5 para superar outras regiões, e as vendas de hardware do PS5 caíram drasticamente no Japão, podemos agora dizer que a exportação (principalmente para a China) foi a principal razão para essa discrepância? Minha hipótese é que grupos organizados de exportação foram os principais culpados. Havia evidências (fotografias e postagens em redes sociais) de que grupos organizados estavam recrutando locais com identidades japonesas e cartões de loja/cartões de pontos para contornar as restrições impostas pelas lojas e, talvez, dando-lhes uma pequena taxa de recompensa quando os consoles eram muito procurados durante os anos de pandemia. Eu acho que isso continuou até este ano devido ao iene fraco, mas agora não é nem de longe tão lucrativo após o aumento de preço. Que evidências (se houver) você já viu que apontam a exportação de PS5s do Japão como um grande problema?”
Daniel Ahmad: “Há inúmeras razões para isso. Primeiro, eu realmente acho que o digital é subestimado no Japão, e estamos vendo proporções maiores do que o que é geralmente aceito como verdade em fóruns de entusiastas de jogos como este. Em segundo lugar, vimos o aumento significativo dos jogos F2P (free-to-play) nos consoles desde o início da geração do PS5, e os jogadores estão permanecendo com os títulos por mais tempo. Dito isso, com o crescimento dos jogos de console na China, há uma demanda por consoles que sejam region free (sem trava de região) logo de fábrica, e o Japão e Hong Kong se tornaram mercados notáveis que fornecem tanto hardware quanto software para a China.”
De acordo com Daniel Ahmad, as vendas de jogos no formato digital para PS5 estão em alta no Japão. Muitos jogos têm uma proporção de mais de 50%, observando que o formato digital está crescendo na região.
Usuário: “Então, estamos subestimando a proporção digital de muitos jogos de PlayStation no Japão.”
Daniel Ahmad: “Sim. Mas o pensamento convencional sempre foi de que a proporção digital é significativamente menor no Japão do que no Ocidente. Embora a proporção digital seja, de fato, menor no Japão, em média, estamos em um ponto onde muitos jogos já têm uma proporção acima de 50%. É claro que isso não necessariamente aumenta muito o total de vendas, mas o ponto principal é que o digital está em ascensão no Japão.”
