Denuvo não trouxe testes provando que não afeta o desempenho pois jogadores alegariam fraude
Em Julho do ano passado, o Denuvo se comprometeu a provar que sua tecnologia de proteção contra pirataria não afetava o desempenho dos jogos. Na época, a empresa afirmou que iria ceder versões de jogos sem a proteção para serem comparadas.
Agora, mais de um ano depois, tais provas ainda não foram fornecidas. Ao serem questionados no Discord oficial a respeito das provas, um representante comentou que ainda não cumpriram o prometido devido aos desafios apresentados.
De acordo com o Denuvo, as desenvolvedores não estariam tão dispostas a fazer tais testes pois acredita que tenham medo da recepção negativa que teriam dos jogadores. A empresa afirma que a comunidade pirata é "tendenciosa demais para aceitar os testes".
Quanto a própria Denuvo fazer os testes, a empresa afirma que ainda assim existem dois problemas:
- Seria preciso obter a aprovação das desenvolvedoras para fazer qualquer declaração pública envolvendo seus jogos.
- As pessoas alegariam que o teste foi fraudado pela Denuvo se não mostrasse os resultados esperados (impacto perceptível no desempenho)
O representante afirma que o teste é preciso ser realizado dentro dos próprios escritórios da empresa, já que não podem distribuir uma versão desprotegida. Uma opção citada pelo Denuvo é chamar o canal Digital Foundry para realizar o teste.
Quem fará o teste? Se fizermos, as pessoas dirão que é fraudado, se os desenvolvedores fizerem, as pessoas dirão que é fraudado. Precisamos de alguma fonte independente, talvez a Digital Foundry? Mas quem pagaria pelos voos e acomodações? Podemos fazer isso, mas isso não abre novamente um ângulo para as pessoas alegarem que é fraudado?
Por enquanto o Denuvo não possui uma resposta, mas afirma que é algo que continuará discutindo.