Jogos inovadores de 2023

Jogos inovadores de 2023

Jogos com novidades no meio de uma padronização da indústria
#Artigos Publicado por Sr Ori, em

O ano de 2023 foi muito bom e variado quando comentamos sobre os jogos que foram lançados nesse período. As empresas conseguiram entregar jogos para todos os tipos de gostos, e principalmente, conseguiram agradar todos eles de alguma forma. Os jogadores conseguiram aproveitar remakes de jogos famosos, sequências altamente esperadas e até mesmo muitos novos títulos inusitados.

Realmente este ano foi complicado de se escolher o que jogar, principalmente para quem tem um gosto amplo para vários gêneros de jogos. Já para quem tem gostos mais específicos, ainda assim, com certeza conseguiu encontrar algo para aproveitar durante o ano.

Mas apesar de terem existido jogos muito bons e que o público adorou, vários deles apenas evoluem ou trazem as mesmas mecânicas que fizeram sucesso no passado. Isso não é ruim de forma alguma, mas será que teve algum jogo que trouxe uma jogabilidade totalmente inovadora ou ao menos transformou algo que era bem comum em certo gênero em algo que pareça completamente novo?

Se parar para pensar é bem complicado algum jogo trazer algo novo quando já temos um histórico absurdo de jogos que foram lançados, sendo muito mais fácil melhorar aquilo que foi criado usando-o como referência. No entanto, ainda vemos às vezes alguns jogos que conseguem sair fora do padrão e trazer algo totalmente inusitado para seu gênero, como Neon White em 2022 que trouxe um combate de ação frenética usando cartas (parece contraditório mas funciona muito bem!).

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9aYVZTd1ZMLnBuZw==

Mas em relação à inovação dos jogos em 2023, consegui resgatar 4 jogos que notei algum diferencial em relação ao gênero que ele corresponde ou algo bem inusitado no geral. Não necessariamente esses jogos citados como inovadores são os melhores jogos do ano (até porque é subjetivo hehe), mas posso afirmar que são bons jogos e trazem um ar de novidade no meio de tantos jogos padronizados que são lançados todos os anos, e isso inclui 2023. Sem mais demora, confira a lista dos jogos inovadores de 2023:

Spin Rhythm XD

X1ZaYkI5T1lyNUE=

Spin Rhythm XD é um jogo rítmico em que a ideia é bem semelhante aos outros jogos do gênero, chegar ao fim da música acertando o ritmo. Apesar de ter sua ideia base bem inspirada em Guitar Hero e nas zilhões de inspirações, ele não é um simples copia e cola com melhorias igual aos outros jogos.

Seu diferencial é que o instrumento usado para tocar as músicas é um disco de DJ, o qual possui 2 notas de cores diferentes e que são ordenadas de forma alternada em toda a circunferência. O jogador ao invés de apertar botões específicos para acertar as notas deve mover o disco para encaixar a cor de acordo com a nota que está sendo mostrada.

Ele também utiliza os cliques padrões para certas notas que são mostradas, mas o jogador deve mesclar isso ao uso do mouse (no caso do pc) para mover o disco.

Plataformas:Steam e Nintendo Switch.

Karmazoo

SXdxalNtNlFjXzA=

Karmazoo é um jogo bem comum de plataforma, só que não. Apesar de ter elementos que já são antigos em jogos do gênero como pulo entre plataformas, armadilhas, escalar paredes etc, a sua ideia principal é o que o diferencia dos outros jogos.

A principal premissa de Karmazoo é você interagir e ajudar outros jogadores a chegarem ao final do mapa e ganharem a maior quantidade de Karma (pontos) possível. E se parar para pensar, não imaginaria um jogo desse tipo funcionando de forma coerente, já que ele não tem combate e seu único objetivo é ajudar os outros. E por mais estranho que isso se pareça, eles conseguiram fazer funcionar e a comunidade que o jogo criou ama essa interação.

Certo, mas e como você ajuda os outros? Cada jogador escolhe um personagem para jogar e cada lobby podem ter no máximo 10 pessoas (ou 10 animais como quiserem chamar). Esses 10 jogadores terão que usar suas habilidades únicas para se ajudar pelo mapa, fazendo com que todas as pessoas se sintam úteis e tenham seu momento de ser o destaque que vai ajudar o time.

Além disso, ele tem um passe de temporada diferente. Ao invés de você gastar uma grana para comprar o passe e batalhar para conseguir itens no jogo, o passe é de graça e é o mesmo para todos os jogadores. Quando eu digo que é o mesmo não quero dizer em semelhança, mas sim que quando você evolui o passe você está literalmente ajudando todo mundo a conseguir a skin, personagem ou o que quer que seja o prêmio. Basicamente o passe de temporada é global e todos se ajudam para completá-lo.

Em relação a comunicação, o jogo possui um círculo de emotes que é mais que suficiente para direcionar os seus companheiros e mostrar onde existem áreas escondidas ou como resolver algum problema. O interessante é que um jogo "básico" desse conseguiu fazer muito mais com o multiplayer do que Mario Wonder que pertence a uma mega corporação. Ponto para o Karmazoo.

Plataformas:Steam, Nintendo Switch, Xbox e PlayStation.

Viewfinder

Y3J0ZUtST1lrSE0=

Viewfinder foi outro jogo que trouxe uma proposta diferente para o gênero dele. Conseguimos ver muita influência de Myst e Portal nos jogos de puzzle até nos dias de hoje, mas se distanciando um pouco em relação a eles vemos o Viewfinder com outra proposta de mecânica.

Neste jogo, a habilidade usada pode ser resumida a uma câmera fotográfica. Com ela o jogador consegue tirar fotos de certos locais e usá-las para resolver algum puzzle no caminho. A fotografia pode servir como ponte, jogar objetos da fotografia no mapa e várias outras formas que o jogo implementa de forma muito interessante.

Existem vários jogos que conseguem surpreender quando mostram algo que é "fora da caixinha", e Viewfinder se encaixa nesse sentido. Porém o que ele trouxe para seu gênero é uma novidade que merece muita atenção dos jogadores e amantes de puzzle.

Plataformas:PlayStation e Steam.

Terra nil

RjhlWXFOTnhJQ0U=

Semelhante aos jogos de construção de cidades, Terra Nil aborda o gerenciamento de recursos junto a construção de prédios para interagir com o mapa de alguma forma.

Mas como ele está na lista, seu grande diferencial é que ao invés de "destruir" o mapa com construções para cumprir um objetivo (aumentar a cidade, extrair recursos, etc), o jogo fornece construções e recursos para o jogador reflorestar uma área destruída.

Além disso, ele tem a dinâmica que o próprio jogador pode causar um acidente e piorar a área que estava tentando reflorestar. Apesar disso, o jogo não é complexo, mas é bem legal acompanhar as mudanças que são feitas no mapa quando se está jogando.

Plataformas:Steam, Nintendo Switch, Android e IOS.

Alguns outros jogos de 2023 também devem ter trazido alguma inovação interessante para os jogadores aproveitarem, apesar de eu ter notado isso em somente 4 desses que acompanhei durante o ano. Então caso saibam de outros jogos que trouxeram coisas novas muito legais, comentem aí para todos conhecerem.

Sr Ori
Sr Ori #luhckaz100

Fã de yakuza e jogos que trazem experiências criativas e diferentes das que já tive.

Colaborador do Site
Publicações em Destaque