Pretensão ambiciosa em GTA Online e foco absoluto em Red Dead Redemption 2 teriam levado a cancelamento de múltiplos jogos da Rockstar

Pretensão ambiciosa em GTA Online e foco absoluto em Red Dead Redemption 2 teriam levado a cancelamento de múltiplos jogos da Rockstar

Leslie Benzies e irmãos Houser teriam brigado internamente em 2014.
#Games Publicado por Billy Butcher, em

Nos últimos dias, muitas discussões foram alimentadas nas redes sociais e portais de notícia após o vazamento histórico do código-fonte de Grand Theft Auto V (GTA V) da Rockstar Games.

Lançado originalmente para o Xbox 360 e PlayStation 3 em 2013, o jogo revolucionou uma geração inteira à seguir, seja por seu denso mundo-aberto repleto se detalhes, liberdade criativa oara destruir os cenários e tomar suas escolhas, e pelo seu estrondoso impacto na cena de jogos como serviço, na época, quase inexistente, e que se tornou um fenômeno em 2014 com Grand Theft Auto Online (GTAO).

Muitos planos e mudanças internas foram feitos na Rockstar devido à esse impacto, e isso foi confirmado nos códigos de GTA V. Entre projetos cancelados, ficamos sabendo que 8 expansoes de história para o jogo, onde uma delas traria Liberty City para GTA V, foram canceladas.

Além disso, projetos como um novo Manhunt, Agent, Bully II, Midnight Club 5, e um novo spin-off de Grand Theft Auto foram arquivados durante o período em que o 5° capítulo da franquia esteve em desenvolvimento, e após seu lançamento também.

Grand Theft Auto Online definitivamente teve um papel importante para a decisão, mas a causa pode ser ainda mais profunda. De acordo com jornalitas e investigadores no assunto, com informações internas nos bastidores da Rockstar North (estúdio dedicado somente à franquia GTA nos dias de hoje), a saída de Leslie Benzies em 2014, produtor da série desde o terceiro jogo, foi motivada após discussões e brigas internas de Benzies com os fundadores da Rockstar North, Dan e Sam Houser.

Benzies, após GTA V, teria ordenado à toda equipe da Rockstar North para que movessem o foco de criar conteúdos pós-lançamento single player no jogo, para criação de conteúdos totalmente dedicados ao GTA Online. Além disso, Benzies tentou criar uma nova filosofia para que fututos jogos desenvolvidos tanto pela filial North, quanto pelos demais estúdios Rockstar, fossem orientados para o Multijogador online voltados para o mercado, na época emergente, de Jogos como Serviço (GaaS).

Dan e Sam Houser entraram em completo desacordo com os planos de Benzies, o que levou a inúmeras reformulações internas dentro da Rockstar North, onde uma delas quase viu uma implosão interna entre os desenvolvedores.

Após esse período, como sabemos, Benzies se desligou completamente da Rockstar North, fundando seu próprio estúdio, Build a Rocket Boy Games (BRBG), o que levou á centenas de funcionários decidindo sair do estúdio da Rockstar e se juntar a Benzies em sua nova aventura, o que na época incluiu roteiristas, designers, produtores e artistas de grande importância e renome da Rockstar North deixando o estúdio. Isso levou a paralização total no desenvolvimento dos DLCs para GTA V, bem como novos jogos que o estúdio esteva produzindo na época, uma vez que as principais partes envolvidas em todos esses projetos saíram abruptamente da empresa.

Com isso, o time de GTA Online no estudio teve uma missão importante. Transformar todo o conteúdo que estava sendo feito para o single-player até ali, e transportar para o Online. Vendo o sucesso massivo do jogo hoje, podemos ver que essa foi a decisão correta à se tomar na época. Enquanto isso, a equipe principal da Rockstar North passou 2015 e 2016 inteiros se reestruturando internamente, contratando jovens talentos e novatos para aprender a dominar a RAGE Engine.

Ainda em 2016, a Rockstar San Diego, estúdio da série Midnight Club e de Red Dead Redemption, havia chegado num estágio de pico no desenvolvimento do segundo jogo da franquia, o que se fez necessário o envolvimento de todos os outros estúdios Rockstar, incluindo a Rockstar North, que decidiu abandonar totalmente os DLCs de GTA V e projetos internos nunca revelados, para apoiar o desenvolvimento de Red Dead Redemption II.

Na época, o estúdio de North havia tomado a produção de Bully II da Rockstar Vancouver, que havia sido fechada em 2013 e o projeto cancelado, e acabou tendo seu fim pela segunda vez, uma vez que as equipes não poderiam mudar o foco de Red Dead II para outras franquias naquele momento. Midnight Club 5, que esteve em produção em meados de 2010, teve seu fim após a Rockstar San Diego desfazer por completo a equipe que cuidava da franquia no estúdio, e os realocarem para a série Red Dead.

Atualmente, todos os estúdios Rockstar vem trabalhando juntos novamente, em mais um projeto, Grand Theft Auto VI (GTA 6). Almejando um lançamento para 2025 no Xbox Series X|S e PlayStation 5, o novo título da franquia nos levará de volta à cidade praiana de Vice City, baseada em Miami. Mais recentemente, o trailer do jogo atingiu um novo recorde de 158 milhões de visualizações e 11 milhões de curtidas.

UWRCWlkyZmtVLTA=

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque