Análise | Spin Rhythm XD

Análise | Spin Rhythm XD

Toque as músicas com um disco
#Análises Publicado por Sr Ori, em

Para os apreciadores de jogos rítmicos como Guitar Hero, Theatrhythm Final Bar Line, Samba de Amigo, Persona 4 dancing all night e vários outros do gênero, agora temos Spin Rhythm XD. Spin Rhythm XD segue o mesmo princípio dos citados acima, mas também possui seu diferencial e algumas personalizações que irei comentar a seguir.

Mecânicas

Apesar dele seguir a base dos jogos rítmicos mais famosos, ele não funciona exatamente apertando os botões certos na hora certa. Seu diferencial é que ele possui uma espécie de espiral que gira com os comandos do jogador. Essa espiral possui 2 "notas" que são preenchidas ao redor dela de forma alternada.

Então como o jogador consegue tocar o ritmo que é mostrado? Basicamente a pessoa irá girar a espiral para que a nota de determinada cor seja a mesma que a espiral estiver marcando naquela posição. E acredite, isso traz uma dinâmica muito diferente para um jogo rítmico e te força a aprender como se fosse a primeira vez jogando (ou quase) um jogo do gênero.

Além de ter que acertar as notas com a espiral, ele possui outras dinâmicas também para agregar na jogabilidade. Uma delas é que ele possui dois tipos de notas, as notas maiores que precisam ser clicadas para pontuar e as menores que basta posicionar a cor certa da espiral em cima. Também existem essas mesmas notas que são necessárias segurar o clique até o fim dela (bem semelhante ao Guitar Hero que todos conhecem).

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9SNzN2T2xlLnBuZw==

E por último nessa parte de cliques, existe uma 3º nota que é externa e geralmente representa a parte da batida mais forte da música. Ela não é feita com a espiral, mas sim com alguma tecla ou botão à parte. Pode parecer simples mas várias músicas mesclam ela com as notas da espiral, e acabam gerando um pouco de confusão.

A última mecânica de jogabilidade que o jogo possui é a de arrastar para direita e esquerda a espiral. O jogo tem a própria indicação de quando isso será usado, e ela é mesclada junto a todas as outras mecânicas citadas anteriormente. Tudo isso junto pode gerar bastante confusão, mas é extremamente satisfatório quando se aprende e acerta boa parte das músicas tocadas.

Ele também possui aquele recurso de "saúde" caso o jogador erre muito, o que resulta em falhar a música mesmo não a tendo concluído. Caso não queira que isso aconteça é possível desativar direto nas opções ou entrar no modo de treinamento de uma música para aprendê-la.

Progressão

Muitos dos jogos desse gênero são arcades, tendo todas as músicas liberadas e o jogador basicamente joga pela diversão e recorde de pontuação. Além de claro terem várias DLC's para agregar o portfólio de músicas disponíveis na biblioteca. Porém Spin Rhythm XD muda uma pouco essa percepção.

No caso do Spin Rhythm XD, ele possui pouquíssimas músicas liberadas de início, mas ele tem um sistema de progressão baseado em nível. Conforme o jogador ganha experiência jogando, ele ganha 2 chaves quando sobe de nível. Essas chaves servem para comprar músicas que estão bloqueadas, sendo que existe uma regra de comprar músicas mais fáceis antes de comprar as mais difíceis. Isso meio que ajuda o jogador a sentir que está progredindo sem se sentir ao mesmo tempo frustrado com a dificuldade.

Além das músicas, o jogo também permite desbloquear personalizações de interface, design da espiral, pista, cores e design das notas. A personalização não chega a ser de extrema variedade mas possui uma quantidade legal de alterações disponíveis, principalmente quando se trata da mudança de cores.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9wdEZJUktBLnBuZw==

No total são 62 músicas e 30 cosméticos que podem ser desbloqueados através dessa progressão, mas também existem algumas DLCs que aumentam o número de ambos. O conteúdo do jogo base acaba não sendo caro por conta de seu preço comparado a outros jogos do gênero.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9taG8yd3oxLnBuZw==

O interessante da progressão da dificuldade é que eles conseguiram medir em forma numérica a complexidade de uma música, iniciando no 1 e indo até onde for possível de complicar. Isso facilita na hora de saber qual o nível mais ou menos você consegue jogar e qual seria o desafio apropriado para evoluir sem ser frustrante. O jogo também mostra as estatísticas da sua evolução em determinada música.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9sVEdpeFpxLnBuZw==

Multiplayer

O jogo também te dá acesso ao multiplayer para jogar contra amigos, mas é bem simples e limitado. Ele funciona apenas com tela dividida, ou seja, os jogadores não podem jogar à distância com outros amigos pela internet. E por conta disso, obviamente não existe criação de partidas em salas online e acaba sendo mais difícil de aproveitar esse modo de jogo.

O multiplayer também só possui o modo VERSUS, que permite competir com outra pessoa na pontuação. Não existe benefício ou variação do modo de jogo para o multiplayer.

Customização de músicas

Spin Rhythm XD também permite a criação de músicas personalizadas através do editor do próprio jogo. Eu pessoalmente não tive criatividade suficiente para criar algo mais bem elaborado, mas testando as customizações de outras pessoas deu para notar que o editor é bem completo.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9ZU1M4WVZULnBuZw==

Neste editor é possível escolher:

  1. Quais notas e quando serão mostradas;
  2. Dificuldade da música (é possível criar para várias dificuldades);
  3. Adicionar uma música que não está disponível no jogo;
  4. Personalizar as informações que serão exibidas (nome da música, arte do album, etc);
  5. Plano de fundo da música;
  6. Visualizar as mudanças que estão sendo feitas no editor.

E como é possível criar suas próprias faixas com músicas personalizadas, os jogadores acabam incluindo no spinsha.re as suas criações para compartilhar com o público. Por conta disso, o jogo já possui mais de 10 mil músicas personalizadas e gratuitas para incluir no jogo de forma super simples. Porém isso obviamente funciona apenas para PC, enquanto no Nintendo Switch estão disponíveis apenas as músicas liberadas pelo jogo, DLC e que o próprio jogador cria.

Mas é incrível o que a comunidade consegue criar com essa personalização que o jogo oferece, disponibilizando músicas famosas com um ritmo e dificuldade muito bons. Acredito que esse seja o maior benefício desse jogo.

Concluindo...

Spin Rhythm XD foi lançado este ano, meio sem holofotes, mas conquistou os jogadores da Steam que deram uma chance para o jogo e acabou se tornando um dos jogos mais bem avaliados na plataforma.

O jogo trás aquela mesma satisfação que muitos tiveram jogando Guitar Hero, mas com uma nova forma de jogar, muita personalização e dificuldade. E caso a comunidade continue se sentindo incentivada a criar músicas customizadas para o jogo, é bem capaz de o jogador jogar isso por vários anos e sempre ter conteúdo novo.

Um ponto interessante é que as vezes jogos desse gênero focam em um estilo específico de música, mesmo que tenham outras variações. No caso do Spin Rhythm XD não é diferente, porque ele possui uma boa variação nos gêneros musicais, mas fica claro que o que mais funciona nele são músicas eletrônicas e com batidas fortes. Isso até que faz sentido por conta do instrumento que chamei de "espiral" na análise ser justamente o disco do mixer de um DJ.

E caso a análise não tenha sido totalmente explicativa, me veja tocando o hino Baka Mitai para esclarecer melhor:

WjVxQllqdndIV2c=

OBS: Ignorem os erros porque ainda estou com problemas nessa dificuldade "especialista" hehe

Disponível nas plataformas: PC (possui demo) e Nintendo Switch

9.5
Nota
Jogo rítmico diferenciado, divertido e bem personalizável.
Prós
  1. Progressão
  2. Mecânicas que o diferenciam de outros jogos
  3. Músicas e jogabilidade muito satisfatórias
  4. Personalização de interface
  5. Editor de músicas completo
  6. Apoio da comunidade para criações
Contras
  1. Multiplayer incompleto
Sr Ori
Sr Ori #luhckaz100

Fã de yakuza e jogos que trazem experiências criativas e diferentes das que já tive.

Colaborador do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque