Starfield é o tiro de largada de uma série de jogos first-party, afirma diretor de marketing do Xbox

Starfield é o tiro de largada de uma série de jogos first-party, afirma diretor de marketing do Xbox

Além de Starfield, a Xbox Game Studios tem pelo menos 6 jogos first-party confirmados para serem lançados nos próximos 15 meses.
#Games Publicado por tiodeivis, em

A atual geração de consoles está a apenas três meses de completar seu terceiro ano desde o lançamento, e é de conhecimento geral que o Xbox começou essa geração com o pé esquerdo. Enquanto o PlayStation 5 foi lançado com Marvel's Spider Man: Miles Morales, Sackboy: A Big Adventure e Demon's Souls e Astro's Playroom - esses dois últimos jogos exploraram os potenciais do console e as features do DualSense - os Xbox Series S|X não receberam nenhum jogo exclusivo em seu lançamento, e o maior lançamento do ano para o Xbox, Halo Infinite, alguns meses antes tinha sido adiado para 2021. A maior notícia para a Xbox Game Studios foi a aquisição da Bethesda Softworks e Bethesda Game Studios pela Microsoft.

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cudXBsb2FkLmVlL2ltYWdlLzE1NjM2NzMzL0JldGhlc2RhWGJveF9IRVJPLmpwZw==

Já o ano de 2021 foi excelente para os consumidores da marca. Os exclusivos Forza Horizon 5, Halo Infinite e Microsoft Flight Simulator, além de Psychonauts 2, foram jogos que fizeram com que a Xbox Game Studios fosse nomeada a melhor publisher de 2021 pelo Metacritic. Foi a primeira vez na história que uma publisher tinha atingido uma média superior a 85. Além disso, no começo desse ano foi quando o processo de aquisição da ZeniMax Media pela Microsoft tinha sido completado, levando todos os jogos publicados pela Bethesda Softworks e Bethesda Game Studios para o Game Pass.

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cudXBsb2FkLmVlL2ltYWdlLzE1NjM2NzM3L0ZZNjhMM1lXWUFJaTlqQi5qcGVn

O ano de 2022 aparentava que também seria ótimo. Em janeiro houve o anúncio da aquisição da Activision Blizzard, e os fãs da marca ansiavam jogar Starfield e Redfall, jogos que tiveram seus adiamentos anunciados poucos meses depois. No decorrer do ano houve os lançamentos de Pentiment, Grounded, As Dusk Falls e a DLC Hot Wheels para o Forza Horizon 5, mas nada que chamasse atenção tanta atenção quanto Horizon Forbidden West e God of War Ragnarök do lado do PlayStation.

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cudXBsb2FkLmVlL2ltYWdlLzE1NjM2NzM0L0ZKWXpIanRWRUFRdHBFNS5qcGVn

Por fim, 2023 começou com o pé direito. O Developer_ Direct trouxe atualizações para Forza Motorsport, Redfall e Minecraft Legends, bem como o anúncio de Hi-Fi Rush, que foi lançado no mesmo dia e hoje já alcançou mais de 3 milhões de jogadores, além de possuir uma média crítica de 89 no OpenCritic. Poucos meses depois tivemos o anúncio da data de lançamento de Starfield, e o lançamento de Redfall, que rapidamente se consagrou como um dos piores jogos de 2023, com uma média de 57 no site OpenCritic. Em junho, ocorreu o Xbox Games Showcase, que trouxe alguns anúncios de jogos e atualizações de muitos outros, incluindo a data de lançamento de Forza Motorsport, para 10 de outubro deste ano, e o ano de lançamento de Towerborne, Avowed e Senua's Saga: Hellblade II, todos programados para 2024. Recentemente, na Opening Night Live da Gamescom, foi confirmado que Ara: History Untold tambem será lançado em 2024.

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cudXBsb2FkLmVlL2ltYWdlLzE1NjM2NzM2L1Nob3djYXNlRGlyZWN0X0xhcmdlSGVyb19XcmFwVXAuanBn

Agora, em relação à entrevista em questão, durante uma conversa com Jerret West, diretor de marketing do Xbox, concedida ao GamesIndustry.biz na Gamescom, ele afirmou que o lançamento de Starfield marcará o início de uma "corrida de revezamento de títulos first-party ao longo de vários anos". O jogo da Bethesda será o marco inicial de um período prolongado no qual o Xbox receberá regularmente novos exclusivos.

"Estava lá assistindo à apresentação [de Starfield], e pensei... isso é realmente o começo de algo que vai levar a Forza, depois em 2024 enquanto caminhamos para Hellblade, e pensamos em Towerborne, que está sendo jogado pela feira, pensamos em Avowed, e também temos histórias que ainda não contamos, que serão reveladas em 2024 e 2025", afirma o West.

Apesar de altos e baixos nos lançamentos, com 2021 trazendo vários jogos excelentes, 2022 trazendo apenas títulos menores e 2023 começando bem, mas sofrendo com o fiasco que foi o lançamento de Redfall, o Xbox conseguiu cumprir seu objetivo de lançar pelo menos 4 jogos por ano. Em 2023, tivemos Hi-Fi Rush, Minecraft Legends, Redfall, Starfield e Forza Motorsport. Durante o Xbox Games Showcase 2023 e a Gamescom, vimos que a Xbox Game Studios irá lançar pelo menos 5 jogos em 2024, e, de acordo com Jerret, ainda há mais por vir.

Ele continua:

"Isso realmente parece o tiro de largada para essa passagem de revezamento que acontecerá nos próximos anos. Então, como profissional de marketing, estou super empolgado com isso. E se você também considerar o Game Pass e as parcerias com terceiros que temos... Nosso suporte de terceiros que se integra ao Game Pass - mas também está em nossa plataforma - é igualmente importante. Então, acredito que estamos entrando em um período em que isso é o começo de algo que será realmente especial ao longo dos próximos anos."

Ele diz que o momento parece particularmente significativo se você também "adicionar o Game Pass e relacionamentos com terceiros" que O Xbox possui. Ele menciona STALKER 2 da GSC Game World, previsto para março de 2024, mas também Dungeons of Hinterberg da Microbird, publicado pela Curve Digital, e Jusant da Don't Nod.

"Nosso suporte de terceiros, que muitas vezes se integra ao Game Pass, mas também está presente apenas em nossa plataforma, é igualmente importante. Portanto, acredito que estamos entrando em um período em que isso é o começo de algo que será realmente especial ao longo dos próximos anos."

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cudXBsb2FkLmVlL2ltYWdlLzE1NjM2NzMyLzE0LW5ldy1nYW1lLXBhc3MtdGl0bGVzLWNvbmZpcm1lZC1hdC14Ym94LWdhbWVzLXNob3djYXNlLTIwMjMubGFyZ2UxXy53ZWJw

O Xbox também tem produzido títulos mais curtos e experimentais de seus principais estúdios nos últimos anos, como Hi-Fi Rush da Tango Gameworks e Pentiment da Obsidian. West diz que a empresa pensa nesses títulos de duas maneiras - uma é o desejo de capacitar os criadores a "realizar sua visão de jogos que eles queriam construir".

"A outra parte é que desempenha um papel realmente importante no que uma plataforma deve representar", continua ele. "Realmente não queremos estar apenas no negócio de construir a versão 15, 16, 17 de IPs estabelecidos e grandes. E esses são incríveis e importantes, mas também queremos infundir variedade. Falamos sobre como trazer novas comunidades, como representar novas comunidades... [É] desenvolvendo e construindo coisas que nem sempre seguem o mesmo padrão e imagem exatos. E, assim, isso nos oferece a oportunidade de expandir para esse espaço e oferecer variedade, experimentação e descoberta. Gostamos, como plataforma, de ser capazes de representar essas coisas."

Após enfrentar diversos altos e baixos desde o início desta geração, a Xbox Game Studios parece finalmente estar se preparando para entrar em uma fase promissora e diversificada, repleta de muitos novos lançamentos. Com o aguardado lançamento de Starfield, que promete um dos destaques desta geração, se iniciará uma série de lançamentos first-party para os próximos meses. E em pouco mais de um mês, também teremos o lançamento de Forza Motorsport. Olhando adiante para o ano 2024, a expectativa também é empolgante, com títulos como Senua's Saga: Hellblade II, Avowed, Towerborne, Ara: History Untold e a sequência de Microsoft Flight Simulator 2020 no horizonte.

tiodeivis
tiodeivis
Usuário do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque