Sony e Microsoft realmente estão sustentando o setor de GPU da AMD

Sony e Microsoft realmente estão sustentando o setor de GPU da AMD

As vendas de GPUs da AMD sofrem enquanto os chips pra console os mantêm no mercado de jogos.
#Tecnologia Publicado por Bully Maguire, em

A AMD divulgou suas finanças do segundo trimestre e, embora sejam notícias melhores do que as estimativas previam, ainda conta uma história triste para sua divisão de GPU. O segmento gamer da AMD ainda é lucrativo, e tudo isso se deve ao trabalho que ela fez para conquistar o direito de se gabar de alimentar os consoles de jogos da Microsoft e da Sony.

Tanto o PlayStation 5 quanto o Xbox Series X/S usam silício semi-personalizado da AMD, e isso faz parte do segmento de jogos da empresa. A AMD vem ganhando receita de forma consistente ao longo deste ano, mas, devido ao declínio contínuo nas vendas da GPU Radeon, tanto sua receita quanto o lucro operacional caíram em comparação com os resultados do primeiro trimestre, sem falar nos números ano a ano.

IMAGEaHR0cHM6Ly9hc3NldHNpby5yZWVkcG9wY2RuLmNvbS9hbWQtcmFkb2VuLXJ4LTYwMDAtY2FyZDEuanBn

Estamos acostumados a ver as coisas caírem em comparação com o mesmo período do ano passado, que, para a AMD, foi o pico de seus resultados de receita potencialmente. A receita da empresa foi de $ 6,6 bilhões no segundo trimestre de 2022 e é de $ 5,4 bilhões no segundo trimestre deste ano.

Mas onde as coisas parecem estar melhorando no data center (graças aos próximos investimentos em IA em supercomputação), e mais especialmente no segmento de clientes - CPUs e APUs - ainda há uma queda contínua significativa nos gráficos.

"Voltando para o nosso segmento de jogos", diz a CEO da AMD, Dra. Lisa Su, "a receita caiu 4% ano a ano, para US$ 1,6 bilhão, pois a receita semi-personalizada mais alta foi mais do que compensada pelas vendas de lower gaming graphic.

Sequencialmente, a receita do segmento caiu 10%. As vendas de SoC semi-personalizado foram fortes no trimestre, já que a Microsoft e a Sony tiveram uma demanda de console saudável com base na disponibilidade de varejo globalmente e nos lançamentos de novos jogos AAA."

Jogos ainda são onde a AMD vê sua maior receita, embora na mesma época do ano passado esse fosse o segmento de cliente/CPU. Você poderia argumentar que isso mostra um quadro mais sombrio para os processadores, uma vez que a receita caiu pela metade em doze meses, mas embora sua receita operacional seja na verdade uma perda de cerca de US$ 69 milhões, isso representa um crescimento significativo em relação ao início do ano.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4ubW9zLmNtcy5mdXR1cmVjZG4ubmV0L21nNVlpajNNcFBFd1p2SmJ5aXI0eGYtMTIwMC04MC5qcGc=

A AMD espera que um novo conjunto de placas gráficas de "classe entusiasta" ajude a mudar as coisas para retornar suas vendas discretas de GPU para algo mais amigável. Dr Su anunciou que veremos novos produtos, e esperamos placas RX 7800 e RX 7700 aparecendo na Gamescom ou após o mês de setembro.

A expectativa é que a RX 7800 supere a RTX 4070, o que significa que deve ter uma boa chance de recuperar parte da participação de mercado perdida da GPU da AMD.

Porém parece um pouco contra-intuitivo que as vendas de GPU da AMD sejam tão baixas neste ano, visto que, desde que a demanda de mineração evaporou, houveram placas gráficas de melhor desempenho no mercado de massa e preços competitivos.

Fonte: Pcgamer
Bully Maguire
Bully Maguire #macmi

Ele é foda, ele toma leite e come biscoitos, uma fera enjaulada, uma máquina, ele é Bully Maguire.

Usuário do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque