Newzoo aponta crescimento no mercado de games
A Newzoo é uma empresa especializada em compilação de dados de mercados. Seus relatórios podem servir de guia para que investimentos possam ser mais assertivos e estratégias possam ser desenhadas.
No último dia 8 de agosto, Tom Wijman, demonstrou um pouco de como o mercado de jogos eletrônicos têm reagido no cenário de pós pandemia, mostrando os últimos dados desde 2022. Ele destaca que o relatório tem mais de 150 páginas de dados e este são apenas alguns destaques para 2023:
- O número de jogadores chegará a 3,38 bilhões
- O mercado global de jogos terá uma receita de $187,7 bilhões
- O mercado global de jogos poderá ter uma receita de $212,4 bilhões até 2026
- O mercado VR e AR tem aumentado, mas continua sendo um mercado de nicho
- Desenvolvedoras estão focando bastante em jogos como serviço e o influxo desses produtos com o número finito de jogadores põe essa estratégia em dúvida
- A IA generativa já está se tornando parte do desenvolvimento de jogos, embora os fãs já tenham rejeitado o uso de IA em alguns jogos
- O gênero mais popular em consoles é a aventura, que representará 17,1% da receita deles em 2023
O valor de $187,7 bilhões, representando um crescimento de 2,6% em relação ao ano anterior. $56,1 bilhões é a fração que representa o mercado de consoles (cerca de 30% do total), tornando-o segundo lugar. Até o final deste ano, o relatório prevê que o mercado mobile recuará um pouco e ficará com menos de 50% do total (cerca de $92,6 bilhões), um número que não acontecia há décadas.
IMAGEaHR0cHM6Ly9uZXd6b28uY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDIzLzA4L0tleS1udW1iZXJzLWxhbmRzY2FwZS0wMy5wbmc=
Ainda segundo o relatório, o segmento de consoles foi o principal impulsionador do aumento de receita do mercado, mesmo com diversos jogos sendo atrasados para 2024.
Estamos em um ano sem precedentes para lançamentos para PC e consoles. Títulos que foram sucesso de vendas e que estariam previstos para 2022 foram lançados este ano, tais como Hogwarts Legacy e The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom. A segunda metade do ano também promete uma grande leva de lançamentos, desde Spider-Man 2, Forza Motorsport, Starfield, o nostálgico Super Mario Bros 2D, sem falar no anual FIFA, Call of Duty e um novo jogo da franquia Assassin's Creed. O relatório não aponta o fenômeno que foi Baldur's Gate 3, lançado no último dia 3 de agosto.
Falando sobre o crescimento regional do mercado, o relatório destaca o Oriente Médio-África, com crescimento de 6,9% e a América Latina, com 4,3% como mercados que mais cresceram em 2023. No geral, 49% dos consumidores de jogos são do mercado Asiático ($85,8bi) e Americano ($51,6bi).
IMAGEaHR0cHM6Ly9uZXd6b28uY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDIzLzA4L0tleS1udW1iZXJzLWxhbmRzY2FwZS0wNC5wbmc=
Alguns fatores que podem ter impulsionado o crescimento da América Latina e Oriente Médio-África são:
- Melhoria de acesso a celulares e internet móvel
- Melhoria na infraestrutura de internet em geral
- Crescimento da oferta de jogo gratuitos
- Aumento da classe média
Tom Wijman finaliza sendo otimista com o mercado após a conturbada época da pandemia. Mesmo após uma revés no setor mobile onde desenvolvedores encontraram uma regulamentação mais rígida com relação à privacidade, o mercado tende a se adaptar e chegar a representar $100 bilhões em 2026. Todos os segmentos do mercado apontam crescimento nas suas variadas plataformas de jogos, sendo consoles, PC, mobile ou jogos de navegador.