Matt Booty comenta sobre a duração do ciclo de desenvolvimento de jogos de alto orçamento
O chefe da Xbox Game Studios, Matt Booty, recentemente deu uma entrevista ao site Axios, e lá ele falou sobre a importância das pessoas compreenderem que os grandes jogos hoje em dia levam de 4 a 6 anos para serem desenvolvidos. Segundo Booty, tanto os jogadores quanto a indústria em geral precisam ajustar suas expectativas e entender que a duração do ciclo de desenvolvimento de grandes jogos aumentou significativamente nesta última geração de consoles.
"Acho que a indústria e os fãs estavam um pouco atrasados em uma espécie de reset para entender que os jogos não duram mais dois ou três anos", afirma Booty.
Na geração do PS3 e Xbox 360, tivemos vários jogos de grandes franquias. Do lado da Microsoft, foram lançados Foram lançados Halo 3, Reach e 4 de 2007 a 2012, em um período de apenas cinco anos. Outro exemplo é Gears, que a primeira trilogia foi lançada de 2006 a 2011. Já atualmente, Halo Infinite foi lançado após um ciclo de desenvolvimento que durou 6 anos, enquanto a franquia Gears não recebe um anúncio de um novo jogo há quase 4 anos.
Starfield é o primeiro título single-player da Bethesda desde Fallout 4 que lançou em 2015, marcando um intervalo de quase 10 anos entre um jogo e outro. Já na sétima geração dos consoles, Fallout 3 foi lançado em 2008 e recebeu 5 DLCs até 2009, e em 2011, apenas 3 anos após Fallout 3, a Bethesda lançou The Elder Scrolls V: Skyrim, que se consagra até hoje como o maior sucesso crítico e comercial da Bethesda Game Studios, com mais de 60 milhões de cópias vendidas.
Alguns desenvolvedores famosos comentaram sobre o assunto:
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é cansativo trabalhar em uma coisa por tanto tempo. pior para os jogos com mais de 8 anos de desenvolvimento. um projeto de 10 anos provavelmente me mataria.
infelizmente, só vai ficar mais longo conforme as gerações de hardware avançam.
Josh Sawyer ironizou alguns comentários que foram feitos ao assunto.
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Booty ressaltou em uma outra entrevista que existem expectativas mais altas na indústria dos jogos, e o nível de fidelidade que pode ser oferecido só aumenta. Ele também aparenta estar confiante, afirmando que o Xbox está "virando a esquina" em relação ao lançamento regular de jogos, mas destacou que é a partir de 2024 que isso se tornará mais evidente.