Neste exato momento a Microsoft está tentando finalizar a aquisição da gigante Activision Blizzard, no entanto, a empresa encontrou um grande obstáculo, que é o CMA.
O regulador do Reino Unido impediu a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft em Abril deste ano. O CMA impediu a proposta de compra da Activision pela Microsoft devido a preocupações do mercado de jogos em nuvem.
Leia Também:
- Konami estaria se preparando para publicar novos trailers de Silent Hill 2 Remake, Silent Hill: Townfall e Silent Hill: Ascension
- Agora você pode testar Street Fighter 6 em seu PC com esse benchmark gratuito
Por outro lado, recentemente um discurso da Comissária Europeia foi divulgado, no qual Margrethe Vestager explica a justificativa do órgão regulador para aprovar o acordo – sendo um fator crucial a grande vantagem que o PlayStation já possui em termos de participação de mercado sobre o Xbox na Europa.
Segundo Margrethe Vestager, as vendas do console PlayStation na região são aproximadamente quatro vezes maiores do que as do Xbox, e apenas em segmentos de mercado muito específicos essa diferença diminui – como nos jogos de tiro, onde a participação de mercado da Microsoft e Activision ultrapassa os 20%.
“Uma descoberta importante foi que a participação de mercado geral da Microsoft e da Activision era geralmente baixa na Europa. É apenas quando você analisa segmentos específicos, como ‘jogos de tiro’, que você chega a mais de 20%. E em relação aos consoles, a Sony vende cerca de 4 vezes mais PlayStations do que a Microsoft vende Xbox.”
“Com esse contexto, não achamos que a fusão apresentasse um problema. Me disseram que Call of Duty é uma franquia de jogos de tiro muito popular. Mas descobrimos que a Microsoft provavelmente não iria se prejudicar ao interromper as vendas dos jogos Call of Duty para a base de jogadores muito maior do PlayStation. Nossos colegas da CMA concordaram conosco e, no final, chegaram à mesma conclusão.”
Lembrando que a Microsoft entrou com um recurso contra a decisão do CMA.
