Blizzard irá utilizar inteligência artificial para gerar artes conceituais
O diretor de criação da Blizzard, Allen Adham, informou recentemente aos funcionários para que se prepararem para ficarem maravilhados, pois estão na beira de uma grande evolução na forma de desenvolver seus jogos.
Em um e-mail interno obtido pelo portal The New York Times, o estúdio apresentou a ferramenta Blizzard Diffusion, um trocadilho com o nome da Stable Diffusion, plataforma da Stability Ai.
O e-mail informa que a ferramenta será utilizada para “auxiliar a gerar arte conceituais para ambientações assim como personagens e cosméticos”. Também é mencionado a possibilidade de ferramentas de criar “NPCs inteligentes e autônomos”. Ao mesmo tempo, o diretor técnico, Michael Vance, informou aos funcionários para que evitem gerador de imagens externos.
Como a inteligência artificial gera imagens mais rapidamente que um humano, a Blizzard espera que a tecnologia acelere o processo de desenvolvimento. Ao alimentar imagens de franquias estabelecidas do estúdio como World of Warcraft, Diablo e Overwatch, o estúdio pode gerar facilmente artes conceituais para novas ideias.
Além da Blizzard, outros estúdios já estão começando a utilizar I.A para o desenvolvimento de seus títulos. Por exemplo, a Ubisoft revelou na GDC São Francisco o “Ghostwriter”, projetado para gerar diálogos básicos. No entanto, o estúdio reforça que Ghostwriter não irá substituir roteiristas humanos, nem será utilizado para criar enredos.