Regulador do Reino Unido impediu a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft

Regulador do Reino Unido impediu a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft

O CMA impediu a proposta de compra da Activision pela Microsoft devido a preocupações do mercado de jogos em nuvem.
#Games Publicado por coca, em

Hoje era esperado que o CMA aprovasse de vez a compra da Activision Blizzard pela Microsoft, no entanto, o resultado literalmente pegou todos de surpresa, pois o regulador bloqueou a compra.

O CMA impediu a proposta de compra da Activision pela Microsoft devido a preocupações de que o acordo alteraria o futuro do mercado de jogos em nuvem em rápido crescimento, levando à redução da inovação e menos opções para os jogadores do Reino Unido nos próximos anos.

A decisão final de impedir o acordo ocorre depois que a solução proposta pela Microsoft falhou em abordar efetivamente as preocupações no setor de jogos em nuvem, descritas nas conclusões provisórias da Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) publicadas em fevereiro.

Leia Também:

  1. No último trimestre, Microsoft teve uma receita de quase $1 bilhão de dólares com serviços
  2. Receita de jogos da Microsoft caiu 4% em relação ao ano anterior, enquanto a receita de hardware do Xbox diminuiu 30%

A CMA lançou uma análise aprofundada do acordo em setembro de 2022 e, em fevereiro de 2023, descobriu provisoriamente que A fusão pode tornar a Microsoft ainda mais forte em jogos em nuvem, afetando a concorrência neste mercado em crescimento.

Preocupações com jogos na nuvem

O mercado de jogos em nuvem no Reino Unido está experimentando um rápido crescimento, com um aumento de mais de três vezes no número de usuários ativos mensais desde o início de 2021 até o final de 2022. As projeções indicam que esse mercado pode atingir até £ 11 bilhões globalmente e £ 1 bilhão somente no Reino Unido até 2026. Para efeito de comparação, as vendas de registros musicais no Reino Unido em 2021 totalizaram £ 1,1 bilhão.

A Microsoft possui uma posição privilegiada no mercado de serviços de jogos em nuvem e as provas apresentadas ao CMA indicam que a empresa pode considerar vantajoso do ponto de vista comercial tornar os jogos da Activision exclusivos para seu próprio serviço de jogos em nuvem.

A Microsoft atualmente detém uma fatia de mercado de cerca de 60-70% nos serviços globais de jogos em nuvem e tem outros pontos fortes relevantes nesse mercado, pois é proprietária do Xbox, do principal sistema operacional de PC (Windows) e de uma infraestrutura global de computação em nuvem (Azure e Xbox Cloud Gaming).

O acordo reforçaria a vantagem da Microsoft no mercado, dando-lhe controle sobre importantes conteúdos de jogos, como Call of Duty, Overwatch e World of Warcraft. As evidências disponíveis para o CMA indicam que, na ausência da fusão, a Activision começaria a fornecer jogos por meio de plataformas de nuvem em um futuro previsível.

Medidas:

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84MC9taWNyb3NvZnQtbGlzdGEtb3MtYmVuZWZpY2lvcy1kYS1hcXVpc2ljYW8tZGEtYWN0aXZpc2lvbi1ibGl6emFyZC0wNzk2OTcuanBn

A Microsoft elaborou uma proposta para lidar com algumas das preocupações que foram extensivamente examinadas pelo CMA. Essa solução proposta estabelece requisitos que determinam quais jogos a Microsoft pode oferecer em quais plataformas e sob quais condições durante um período de dez anos.

Os medidas propostos são classificados como "comportamentais", pois visam regulamentar o comportamento das empresas envolvidas em uma fusão, exigindo que atuem de maneira que pode ser contrária aos seus incentivos comerciais. Dessa forma, é estabelecida uma forma de regulamentação contínua do setor, substituindo as forças de mercado em um mercado em crescimento e dinâmico por obrigações regulatórias obrigatórias que são supervisionadas e executadas pela CMA em nível global.

A proposta da Microsoft continha uma série de deficiências significativas relacionadas com a natureza crescente e rápida dos serviços de jogos em nuvem:

  1. Não cobriu suficientemente diferentes modelos de negócios de serviços de jogos em nuvem, incluindo serviços de assinatura multijogos;
  2. Não era suficientemente aberto a fornecedores que desejassem oferecer versões de jogos em sistemas operacionais de PC diferentes do Windows;
  3. Uniformizaria os termos e condições em que os jogos são disponibilizados, em vez de serem determinados pelo dinamismo e criatividade da concorrência no mercado, como seria de esperar na ausência da fusão.

Devido ao fato de que a solução proposta se aplica somente a um conjunto específico de jogos da Activision, que só podem ser transmitidos em um conjunto específico de serviços de jogos em nuvem e adquiridos em um conjunto específico de lojas online, existem riscos significativos de desacordo e conflito entre a Microsoft e os provedores de serviços de jogos em nuvem, especialmente durante um período de dez anos em um mercado em constante mudança.

Considerando os potenciais benefícios da fusão

A CMA analisou cuidadosamente se os benefícios de ter o conteúdo da Activision disponível no Game Pass superavam o dano que a fusão causaria à concorrência em jogos em nuvem no Reino Unido.

A CMA concluiu que essa nova opção de pagamento, embora possa ser benéfica para alguns clientes, não compensaria o dano geral à concorrência (e, em última análise, aos jogadores do Reino Unido) decorrente da fusão, especialmente devido ao incentivo para a Microsoft aumentar o custo de uma assinatura do Game Pass após a fusão para refletir a adição de jogos valiosos da Activision.

Fonte: Www
coca
coca

Me segue lá no Twitter.

[email protected]

Equipe do Site, Narnia do oeste ao lado sul do norte meio oeste
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque