Análise | Headset Gamer Sony INZONE H9 Wireless

Análise | Headset Gamer Sony INZONE H9 Wireless

Testei o melhor headset da Sony para PC e PS5, será que é tudo isso mesmo?
#Análises Publicado por Bot, em

Vamos começar com a Construção

Feito inteiramente de plástico (inclusive na haste interna) a sua construção é sólida, porém comparado ao seus concorrentes é pobre (Astro e SteelSeries são feitos de alumínio e outros metais). As almofadas das earcups e haste são de couro sintético, o que demonstra que logo podem descascar e esquentam muito em um ambiente sem ar-condicionado (eu já providenciei um modelo de gel cooling pra usar no lugar).

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9ZRWFaWkhwLmpwZw==

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9nR1U5SU5tLmpwZw==

Controles internos

Em questão de botões de controle ele se destaca, possuindo uma roda de volume infinita (que controla seu volume internamente no PC e no sistema do PS5, possuindo um retorno sonoro ao atingir o máximo ou mínimo), um botão Bluetooth (usado para atender chamadas e controle de mídia no pc/smartphone), um botão chat/game (funcional tanto no PC quanto no PS e também altera o balanço do áudio quando está em conexão dupla Bluetooth e Dongle 2,4 GHz), botão de energia (para ligar e desligar 🙂) e um botão ANC (famoso Active Noise Cancellation ou Cancelamento de Ruído Ativo em português, onde você alterna entre modo desligado, ligado e modo ambiente - falei mais sobre essa função adiante).

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS82VFRyTmJyLmpwZw==

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9MWlpCeWRsLmpwZw==

Funcionalidades no console

No PS5 ao mover o dongle para a posição “PS5”, ele é reconhecido da mesma forma que um Pulse 3D. O mesmo o reconhece pelo nome Inzone H9/H7, onde você pode verificar a porcentagem de bateria restante representada por 3 barras na aba acessórios. Ao mutar o microfone (levando a haste para cima - não é possível mutar pelo botão de microfone do controle Dualsense, o que pode ser um inconveniente as vezes, pois pois botão é de fácil acesso) é demonstrado no console o ícone de microfone com um risco tranversal.

Usando a roda, controla-se o volume a nível de sistema, onde aparece um ícone no PS5. Assim como o microfone, só é possível o controle no headset (o que acho ruim, poderia ter ambas as opções). O botão chat/game funciona como esperado, onde faz o balanço de áudio do jogo ou das vozes de seus amigos em um party (novamente, possui o controle apenas nele)

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS81Z0V3Y0VlLmpwZw==

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS8ydEtXWG5WLmpwZw==

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9FUWtFMFRrLmpwZw==

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS91aHYxcWJxLmpwZw==

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9ZeVdRRmRuLmpwZw==

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9WR29SYmk0LmpwZw==

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9hOHdXdTdHLmpwZw==

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9GQ2hxbUs0LmpwZw==

Diferente de seu primo o Pulse 3D ele não conta com Equalizador no PS5, o que é uma decisão entranha da Sony (uma curiosidade é que ao conectar na primeira vez aparece a opção nos cards do console, porém ao clicar nada ocorre e volta a tela de som).

Funcionalidade no PC

Através do programa Sony INZONE Hub você tem controle total do aparelho no PC. No entanto, lembre-se de que você não pode transferir suas configurações para o PS5 (exceto o tempo de desligamento). Existem diferentes perfis que você pode criar e personalizar para poder alternar entre diferentes predefinições. Você pode ligar, desligar o ANC ou acessar o som ambiente e ajustar essa configuração por meio de um controle deslizante. Você também pode acessar um equalizador gráfico de 10 bandas, predefinições e som espacial. Há controle de faixa dinâmica (DRC), que equilibra automaticamente o volume do seu conteúdo entre 'Alto', 'Baixo' e 'Desligado', bem como controles de microfone dedicados como tom lateral e controle de ganho. Você pode até ligar e desligar as luzes LED ao redor da dobradiça ou ajustar as configurações para que o ANC seja ativado ou o Bluetooth seja ativado quando você ligar os fones de ouvido. Nele é possível atualizar o headset e o dongle e escolher o modo de operação do Bluetooth (estabilidade ou qualidade de som), além de outros recursos.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9qWkFvRmtVLmpwZw==

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9kNFhKOE5TLmpwZw==

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9vVjJFeW1xLmpwZw==

Áudio, isolamento, ANC e som espacial (3D)

Não sou especialista em áudio, mas dentre os fones que tive esse foi o melhor que tive para o PS5 (já testei HyperX Cloud Stinger Core, Logitech G533 Wireless, HyperX Cloud Flight Wireless, Razer Blackshark v2x etc), embora não seja perfeito. No PC seu som sofre com agudos mal balanceados, com poucos detalhes, porém graças ao equalizador você pode contornar isso (na imagem acima está a minha definição de áudio). Já no PS5 é excelente a equalização padrão dele, sobretudo para jogos. Seu delay é inexistente basicamente, sendo um dos menores no mercado, sendo de apenas 24 ms.

O isolamento dele é muito bom, graças aos earcups gigantes, clamping na medida (não aperta os óculos contra a face) e as earpads de couro sintético com espuma memory foam.

Seu ANC é focado em filtrar ruídos agudos como ventiladores, ar condicionado ou ventoinha, que são os que mais presentes em um ambiente gamer; ruídos graves como motor de carro, vozes grossas etc não são filtrados pelo ANC (ele não é para uso em música ou uso ar livre como seu parente WH-1000XM5 então faz sentido).

Áudio Espacial dele não curti, achei muito artificial no PC via software, já no PS5 é excelente (mas graças ao hardware do mesmo), pois o headset faz uso do Tempest 3D (que age como um ótimo substituto ao Dolby Atmos ausente no console da Sony). O Tempest Engine é alimentado por uma unidade de computação extra localizada na APU do PS5. Ele acelera a descompressão do som e coloca o áudio ao seu redor em uma esfera de mil locais virtuais diferentes. Isso gera uma sensação de espacial (som 3D) excelente em diversos jogos, sobretudo os jogos do PS Studios, jogos de tiro como Fornite e jogos da franquia RE com versões própria para o PS5, onde você sabe exatamente onde se encontra os inimigos, escuta claramente as explosões, tiros e afins.

Bluetooth

Usando a versão 5.0, possui apenas 2 codec SBC (Android, PC, afins) e AAC (Iphone), sendo limitado por não ter codecs de alta fidelidade e taxa de bits (AptX e LDAC), todavia o som é limpo e sem interferências (porém recomendo deixar longe de aparelhos sem fio, para evitar problemas no áudio). Seu delay é bom, sendo recomendado para usar para assistir vídeos no YouTube afins, mas não para jogar. Ele possui a capacidade de atender chamadas neste modo, sendo que os botões em seu corpo fazem o controle total dela e o microfone funciona muito bem e filtra os ruídos externos. Lembrando que o mesmo funciona simultaneamente com o dongle, ou seja, você escuta 2 dispositivos ao mesmo tempo.

Microfone

Este é outro ponto fraco no H9, por mais que seu tratamento de ruído funcione muito bem (filtrando ruídos externos e separando a sua voz deles) ela soa um pouco distorcida. No PC há ajustes a fazer o que minimiza isso, mas no console não há tanto controle e ele sofre com um problema que por padrão possui um ganho altíssimo, sendo muito sensível, o que faz com pessoas que falam mais alto sofram com pequenas chiados ao ultrapassar o limites e isso não pode ser controlado, pois mesmo reduzindo o ganho no sistema para o nível mínimo, ainda sim continua sendo muito alto. Estranhamente isso só acontece em gravações ou lives (ao vivo não se percebe isso), então se for fazer uma das duas coisas, recomendo um microfone de mesa. A Sony necessita fornecer uma atualização de firmware para correção disso.

Bateria

Sony tem péssima fama com as baterias (DualSense Edge de 4h que o diga 😂), mas aqui é o contrário, nos meus testes durou mais que o dito na tabela oficial dela. Com o ANC ativo e o BT desativado, durou umas 25h (oficialmente diz no máximo 20h). Tudo depende do volume que escuta (eu uso 50% no console) e das funções ativas. Veja abaixo a tabela de duração:

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS85Y04zQWtsLmpwZw==

Conclusão

Em geral é um bom headset para uso no PC e ótimo para o uso no PS5, todavia o seu maior limitador é o custo, lançado por 299 dólares (hoje se encontra por 260-270 dólares) não vale o preço cobrado. Diversos pontos necessitam melhorias, principalmente na construção, onde peca nos materiais utilizados e no seu microfone que é apenas OK, sendo inferior a diversos modelos mais baratos e não serve pra uma live como citado anteriormente. A Sony precisa corrigir esse problema do microfone e fornecer o EQ para ele no PS5.

Ele reproduz o áudio do Nintendo Switch tanto via dongle USB quanto BT (Bluetooth), mas não testei o microfone no modo PC e no modo BT não é funcional ele. No PS4 também funciona, mas não tenha um console para informar se no modo PS5 ele se comporta como um headset Sony Gold nele. Xbox One/Series não funciona, devido a limitação da Microsoft para dispositivos de áudio USB, onde apenas aceita os headsets licenciados por ela ou com cabo P2 no controle.

Headset Sony Inzone H9 não se encontra à venda no Brasil, porém pode adquiri-lo com diversos vendedores do Mercado Livre, Amazon e Aliexpress, mas não terá garantia da Sony no país.

Bot
Bot #OMAE WA MOU SHINDEIRU
Usuário do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque