Ainda há espaço para um Resident Evil com câmera fixa?

Ainda há espaço para um Resident Evil com câmera fixa?

Com a franquia apostando em vários formatos, seria a hora de dar uma chance ao estilo original?
#Artigos Publicado por Vinicius, em

Resident Evil foi sem dúvidas uma das franquias que mais se reinventou com o passar do tempo, com a Capcom mudando sua câmera, jogabilidade e até mesmo o próprio gênero dos jogos durante os anos.

Atualmente a Capcom está alternando entre os dois estilos mais famosos da franquia, lançado jogos em primeira com a série principal e terceira pessoa com os remakes dos títulos antigos. No entanto, há um modelo de jogo que há muito tempo não vemos sendo usado: um Resident Evil com câmera fixa igual aos originais.

Com o primeiro jogo tendo completado 27 anos nessas últimas semanas, nos surgi uma dúvida, será que ainda existe espaço no mercado para tal estilo de jogo?

Leia Também:

  1. Resident Evil 9 - Qual perspectiva você gostaria de ver no próximo título principal da franquia?
  2. 10 jogos desaparecidos que esperamos ver de novo em 2023

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84OS8wODgyNTIuanBn

O que é câmera fixa?

Em jogos 3D, os jogadores atualmente possuem a expectativa de ter total controle sobre a câmera, sendo o motivo de termos um segundo analógico presente nos controles. No entanto, antigamente esse não era o caso.

Jogos com a câmera fixa não permitiam que os jogadores controlassem a perspectiva do jogo, com a câmera sempre centrada no ângulo escolhido pelos desenvolvedores, geralmente variando de sala para sala.

Com o passar dos anos, a câmera fixa foi cada vez ficando mais incomum, especialmente em títulos grandes. Hoje em dia vemos apenas alguns jogos indies fazendo uso dessa técnica, a maioria dentro do gênero de terror.

O primeiro Resident Evil estreou usando uma câmera fixa, técnica que a Capcom manteve até o lançamento de Resident Evil 4, o qual trouxe uma câmera sobre os ombros, algo que não só mudou para sempre a franquia como até mesmo a indústria dos jogos.

Resident Evil não foi a única franquia que deixou a câmera fixa para trás, jogos da mesma época como Silent Hill e Metal Gear Solid também seguiram o mesmo caminho, sendo considerado como a evolução natural dos jogos.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84OS8wODgyNTEuanBn

As vantagens de uma câmera fixa

Após tantos jogos deixarem essa câmera para trás, pode ser estranho pedir para que Resident Evil retorne para ela. Ainda assim, um título secundário da série nesse estilo pode ter suas vantagens.

Com a Capcom apostando mais forte nos elementos de survival horror nos jogos recente da franquia, uma câmera fixa teria muito a acrescentar, já que consegue criar uma tensão muito maior.

A câmera fixa permite que os desenvolvedores tenham um controle maior sobre o que o jogador vê e o que fica escondido fora da tela. Isso significa que os criadores possuem uma facilidade muito maior em assustar e surpreender os jogadores.

Embora não seja regra, uma câmera fixa também ajuda muitas vezes a dar um ar mais cinematográfico aos jogos, com os desenvolvedores escolhendo os melhores ângulos para cada cenário do jogo.

O remake do primeiro Resident Evil se mostra uma excelente experiência ainda nos dias de hoje, tendo atualizado o gameplay de forma a melhorar o datado "controle de tanque", deixando tudo mais fluído, o que poderia ser implementado em um novo jogo nesse estilo.

Com a franquia retornando às suas origens, contando com mais elementos de survival horror, puzzles para resolver e gerenciamento de inventários, talvez esse fosse o momento pra Capcom arriscar em um novo título com câmera fixa.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84OS8wODgyNTAuanBn

Um jogo menor, aos moldes de Revelations

Resident Evil é uma franquia de grande sucesso, tanto comercial quanto criticamente, sendo um destaque especialmente dentro do gênero survival horror, o qual não costuma alcançar vendas tão significativas.

Abandonar seu gameplay padrão, seja em terceira ou primeira pessoa, é inviável para a Capcom, considerando o baixo alcance que uma câmera fixa possui no mercado atual. No entanto, isso não descarta completamente um novo jogo nesses moldes.

A Capcom já se mostrou disposta a apostar em títulos menores e com orçamento mais modesto na franquia Resident Evil, com a série Revelations tendo recebido dois jogos e de acordo com rumores um terceiro já estando a caminho.

Um jogo menor no mesmo estilo, mas voltando ao estilo original, poderia ser interessante. Uma aposta que sem dúvidas seria arriscada por parte da Capcom, mas que poderia trazer algo mais único para o padrão atual da franquia.

E você, o que acha da ideia de um novo Resident Evil no formato de câmera fixa? Acha que funcionaria ou é um modelo datado demais sem espaço no mercado atual? Conta para a gente o que você acha na seção de comentários abaixo!

Vinicius
Vinicius #VSDias55

Email para contato: [email protected]

Equipe do Site, Florianópolis
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#E3, Por T1cT4c,
#Games, Por coca,