Downgrade? Comparação entre Forspoken em 2020 vs 2022 levanta duvidas sobre qualidade final do jogo

Downgrade? Comparação entre Forspoken em 2020 vs 2022 levanta duvidas sobre qualidade final do jogo

A versão final apresentada na demo está diferente do que foi anunciado.
#Games Publicado por PCSSF, em

Forspoken é a mais nova aposta da Square-Enix, famosa publicadora responsável por franquias icônicas de jogos eletrônicos, tais como Final Fantasy, Kingdom Hearts, Dragon Quest e outros.

Anunciado oficialmente em 11 de junho de 2020 para PS5 e PC, sob o nome de "Project Actia", esse novo RPG de ação e aventura convida os jogadores a acompanhar a aventura da protagonista Frey Holland, uma jovem de Nova Iorque que é transportada para o mundo fantasioso de Athia. Usando seus poderes mágicos e com a ajuda do bracelete falante Cuff, ela deve lutar para sobreviver à ameaça tirânica das Tantas, entidades que governam o mundo de Athia, e encontrar o caminho de volta para casa.

Sendo a primeira experiência totalmente next-gen da Square-Enix, o jogo em seu trailer de anúncio prometia um mundo variado e vivo, com visuais de altíssima qualidade e jogabilidade extremamente fluída, usando todo o poder de hardware do novíssimo PlayStation 5. E para aqueles que estão ansiosos para o jogo, foi disponibilizada recentemente uma demo gratuita na PlayStation Store, onde é possível explorar um trecho inicial do mundo de Athia e realizar 5 missões básicas, além é claro de poder realizar combates com alguns inimigos. Não há limite de tempo para essa demo, logo todos aqueles que tem um PS5 podem ter um gostinho inicial do que está por vir em Forspoken.

ZG9lM2tVcUhJY00=

Trailer de lançamento oficial

Contudo, é precisamente nessa demo disponibilizada que algumas preocupações se levantam. O famoso youtuber ElAnalistaDelBits publicou em seu canal um vídeo comparando o trailer de anúncio do jogo feito em 2020 com o que foi encontrado na demo recente de PS5, e os resultados não são exatamente o que se esperava.

dE81anloQnRSRHc=

Fonte: ElAnalistaDeBits

ElAnalistaDeBitsafirma que o jogo sofreu um downgrade massivo, na qual o que foi apresentando na demo está bastante diferente do que foi anunciado em 2020, e vários aspectos como iluminação, texturas, geometria e densidade de detalhes sofreram grandes reduções de qualidade.

  1. Forspokenapresenta 3 modos gráficos na demo: Qualidade, Ray-Tracing e Performance.
  2. O modo Qualidade apresenta melhores texturas, distância de renderização e maior resolução (4K ao máximo, mas 1728p em média - travado a 30fps).
  3. O modo Ray-Tracing diminui a resolução (4K ao máximo, mas média cai para1512p - travado a 30fps*), qualidade das texturas e distância de renderização para apresentar melhores sombras em alguns elementos, mas não em reflexos ou iluminação global.
  4. Sombreamento por Ray-Tracing não é aplicado para todos os elementos. A vegetação, mesmo sendo uma grande parte do ambiente, não possui qualquer efeito de Ray-Tracing. Portanto, esse modo não é recomendado.
  5. O modo Performance tem a mesma configuração gráfica do modo Ray-Tracing, mas limita sua resolução a 1440p dinâmico com reconstrução temporal. Apesar dos sacrifícios visuais, não mantém os 60fps estáveis.
  6. Forspoken é normalmente travado a 30fps no modo Qualidade e Ray-Tracing, mas suporta 120Hz em televisões e monitores compatíveis. No entanto, limita a resolução máxima para 1440p em todos os modos. Modo Ray-Tracing e Qualidade alcançam 40fps em 120hz, enquanto o modo Performance continua a 60fps.

Por fim, ElAnalistaDeBits diz que a demo é um trecho retirado da versão final do jogo e não acredita que haverá mudanças visuais ou de performance até o lançamento em janeiro de 2023. O youtuber também acredita que a engine Luminous não está adequada em Forspoken e que isso é uma prova a mais do porquê Square-Enix migrou a franquia Final Fantasy para a Unreal Engine.

E você, caro(a) leitor(a)? O que você acha disso? Deixe sua opinião abaixo nos comentários.

PCSSF
PCSSF

Um apreciador de jogos eletrônicos desde a infância. História e Gameplay sempre acima dos gráficos. Franquias favoritas: Monster Hunter, Assassins Creed, Halo, Forza Horizon, Patapon e Kirby.

Usuário do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque