Salmões mais irritantes do modo Salmon Run de Splatoon 3

Salmões mais irritantes do modo Salmon Run de Splatoon 3

Um deles já virou até meme na internet de tão chato
#Artigos Publicado por Sr Ori, em

Splatoon 3 foi um dos grandes jogos da Nintendo lançados nesse ano, chegando a superar número recorde de vendas no Japão em relação a própria franquia e até muitos outros jogos. Apesar de ser bem popular no Japão ele também conseguiu se sair bem ao redor do mundo e se tornar um jogo bem relevante para o videogame da Nintendo.

O jogo possui vários modos como Turf War, ranqueado e campanha, mas além desses também existe o modo Salmon Run Next Wave. Esse modo é basicamente um modo horda normal, onde vários salmões (isso mesmo, peixes) de diferentes tipos saem do mar para combater os jogadores.

Só que o modo Salmon Run é um pouco diferente por conta de seu objetivo principal, que é coletar os ovos dourados dos salmões especiais e entregá-los ao recipiente de coleta. Em cada onda (wave) vários tipos de salmões especiais aparecem, cada um com sua habilidade específica e que muitas vezes são bem chatas.

Junto a esse objetivo de não ser derrotado e coletar o número de ovos dourados solicitados, cada onda de salmões possui um tempo limite e, caso os jogadores não consigam terminar a tempo, a missão falha. Isso as vezes é bem complicado por conta da possibilidade de algum aliado estar caído ou os salmões serem muito fortes, além de existir as combinações de salmões especiais que podem aparecer e atrasar ainda mais a coleta.

Pensando nesses tipos de salmões e principalmente na combinação entre eles, irei citar os salmões chefes mais irritantes desse modo de jogo, explicando sua peculiaridade e como ele atua para complicar tanto a vida dos jogadores. Deve haver diferença no "ranking de chatice" para cada pessoa, mas os que serão citados acredito que seja o que a maioria deve concordar ao menos, independente da ordem de classificação.

5 - Griller

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9EOUJKcEdaLnBuZw==

O Griller não é exatamente um peixe por si só, mas é considerado um dos salmões especiais do jogo. Ele é basicamente um grill com rodas, derramando tinta verde em volta de onde passa. Ele não apenas anda pela fase, mas também fica girando a parte de cima dele (onde solta a tinta).

Ele está na 5° colocação por as vezes ser demorado de eliminar, pois a única forma de desarmá-lo é atacando um peixe que fica pendurado na parte giratória do grill (o peixe gira junto obviamente). Simplesmente atacar o inimigo sem atacar o peixe pendurado não dá resultado.

Quando o peixe pendurado é atingido uma certa quantidade de vezes pelos jogadores, o grill para de andar pelo mapa e a tampa abre com mais peixes à mostra. Caso o jogador consiga atingir os peixes certo número de vezes antes da tampa fechar, o inimigo é finalmente eliminado e os ovos dourados caem para serem coletados.

Eliminar eles não é uma tarefa tão difícil, mas como eu disse anteriormente, não existe apenas um inimigo no mapa para lidar. Ao mesmo tempo que pode demorar um pouco para eliminar o Griller, outros inimigos estão pintando o mapa e perseguindo jogadores. Então as vezes o jogador tenta correr, mas o mapa que está pintado de verde diminui a velocidade dele ou outros inimigos presentes acabam atrapalhando.

Mas outro ponto bem chatinho do Griller é que ele é muito veloz. Acredito que ele tenha a velocidade dos personagens de Splatoon quando mergulham na tinta. É simplesmente impossível apenas correr de forma normal e atirar, e por isso os jogadores devem trabalhar em equipe para eliminá-lo. A partida fica ainda mais complicada quando acumulam vários Grillers ou aparecem outros inimigos para atrapalhar.

4 - Big Shot

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9kSEJDdHJSLnBuZw==

Esse não é tão complicado de eliminar, pois ele possui apenas mais vida que os outros normais. Porém ele ainda é especial por ter sua forma de atacar os jogadores.

Enquanto os outros tipos de salmões saem do mar e buscam onde os jogadores estão para poderem atacar (ficam mais no centro da ilha), o Big Shot apenas sai do mar, carrega o canhão que fica próximo a ele e volta para o mar novamente. O canhão arremessa um tiro que atinge determinado jogador, independente da distância. Isso acaba sendo bem complicado porque no meio da batalha frenética é difícil saber quando o tiro vai vir (se é que é possível saber antes de levá-lo) e de onde ele veio, restando aos jogadores tentarem procurar o peixe na costa da ilha antes que ele elimine toda a equipe.

A bola de canhão que ele lança não explode na queda. Ao atingir o chão ela emite ondas de tinta na superfície, o que diminui a velocidade e vida dos jogadores quando são atingidos. Muitas vezes isso acaba sendo o principal problema do mapa quando existem muitos inimigos para lidar e quando existe mais de um Big Shot atirando ao mesmo tempo.

Outro ponto que as vezes é frustrante é que certamente irá acontecer em algum momento do jogador deixar outros inimigos de lado para tentar eliminar o Big Shot. Quando encontramos ele na costa da ilha é bem provável que ele irá conseguir dar o tiro e voltar para o mar antes de ser eliminado, a menos que os jogadores se juntem para eliminá-lo ou já exista alguém esperando ele aparecer no local. Caso existam muitos inimigos atrapalhando a chegar no Big Shot, é bem provável que um jogador ou todo o time seja eliminado em algum momento.

3 - Steelhead

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS94ckN3TE1pLnBuZw==

Ele lembra bastante o movimento do Big Shot, mas executa de forma totalmente diferente. Ao invés de ficar perto da costa, ele se aproxima até certa distância dos jogadores e carrega uma bomba que é tirada da sua cabeça. Essa bomba também é diferente do tiro do Big Shot, porque ao atingir o chão, após pouco tempo, ela explode e pinta tudo a sua volta, sendo um grande problema para os jogadores lidarem.

Esse é um pouco mais complicado de eliminar porque atacá-lo diretamente não causa dano a ele. É necessário que os jogadores explodam a bomba que ele está preparando na cabeça, antes que ele a lance no mapa. Como o tempo de preparação é curto e ele é bem alto para o tiro alcançar, muitas vezes algumas bombas serão lançadas e explodidas até os jogadores conseguirem eliminar a tempo.

E como esse salmão em específico precisa de muito foco e precisão dos jogadores, já vi em alguns momentos (até como experiência própria) os outros inimigos atacarem e eliminarem o jogador desatento com o ambiente ao seu redor.

Também é possível de acontecer do jogador ser eliminado pelo Steelhead sem mesmo saber da presença dele no mapa, já que ele ataca de uma distância até segura e consegue lançar a bomba sem problema com alcance. Então os jogadores mais desatentos com o mapa geral da ilha podem sofrer um pouco com esse inimigo.

2 - Stinger

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9YNDY1YVczLnBuZw==

O Stinger é bem diferente em design e ataques, mas tem o mesmo comportamento do Big Shot em relação a atacar perto da costa da ilha. Ele é um salmão que fica no topo de uma pilha de panelas, e seu ataque principal é um cuspe contínuo que tem como alvo um único jogador.

Diferente dos citados até agora, ele é o mais simples de eliminar, mas seria estranho eu colocá-lo em 2° posição nesse ranking de chatice sendo ele mais fácil. Ele está em 2° justamente por causa do seu cuspe, já que o jato que ele lança dura vários segundos e abrange toda a ilha que os jogadores estão. Mesmo se o jogador tentar se esconder atrás da parede para evitar o cuspe não adianta, porque ele simplesmente atravessa.

Se os jogadores conseguirem chegar para eliminá-lo, é bem simples de acabar com o problema. Mas se os jogadores estiverem com problemas com outros salmões, o Stinger simplesmente transforma a partida em um inferno. Um exemplo é se, caso o jogador pisar na tinta verde dos salmões, tiver dificuldade de sair e o Stinger estiver mirando nele, é quase certo que o Stinger vai eliminá-lo por conta do alto dano e velocidade do jato.

1 - Flyfish

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9va3RrbURRLnBuZw==

Finalmente citando o salmão mais insuportável desse jogo, o Flyfish. Como o próprio nome diz, ele é um peixe que voa, mas ele possui ao lado dele 2 lança mísseis que transforma a vida de qualquer jogador do modo Salmon Run um inferno.

Ele se posiciona de forma fixa em determinada parte do mapa, seja perto da costa ou não. Após terminar seu posicionamento, ele periodicamente lança mísseis nos jogadores e que causam um estrago em área. O alcance também é ilimitado, então os jogadores devem dar o seu jeito para alcançá-lo e eliminá-lo.

E semelhante a alguns já citados, atirar nele não causa dano. A única forma de eliminá-lo é jogando as granadas de tinta nas duas caixas de mísseis que ele carrega. A granada de tinta só irá funcionar quando a caixa estiver aberta para lançar os mísseis. O Flyfish abre e fecha periodicamente a caixa para lançar os mísseis e prevenir de ser eliminado.

O primeiro problema disso tudo é que, como os jogadores de Splatoon sabem, os personagens só conseguem lançar uma granada de tinta por vez, porque é preciso recarregar a tinta para lançar uma segunda granada. Talvez se o jogador for bem rápido, ele consiga eliminar uma das caixas de mísseis, recarregar a tinta e eliminar a outra caixa que sobrou, eliminando o Flyfish por completo. Mas no geral é necessário mais de um jogador focando nesse salmão para garantir que a eliminação será rápida, antes que ele feche a caixa.

O segundo problema é justamente o Flyfish ficar abrindo e fechando a caixa. Em níveis mais altos os jogadores querem eliminar os super salmões o mais rápido possível para evitar que percam o controle da ilha. Só que esse abre e fecha da caixa do Flyfish enrola muito para eliminá-lo, demorando as vezes vários segundos e podendo se tornar o ponto de derrota do time. Não vou nem contar quando o mapa já está cheio de inimigos e fica impossível de chegar nele.

O terceiro e último problema é que as duas caixas são bem pequenas e horríveis de mirar, principalmente quando se está preocupado com outros salmões te perseguindo. Caso o jogador erre a granada de tinta na caixa, será mais tempo que o Flyfish terá para causar o caos na partida.

O ranqueamento desses peixes pode ser uma experiência pessoal minha, mas o Flyfish acredito ser uma opinião unânime. Inclusive já fizeram diversos memes no Twitter sobre esse inimigo chatão.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9Ka3o4bE5pLnBuZw==

No geral o que vai definir a dificuldade mesmo é a cooperação e habilidade do time, principalmente por boa parte dessas dificuldades serem causadas por conta do acúmulo de inimigos ou por conta da união de habilidades de certos inimigos. Caso os jogadores aprendam a lidar ou eliminá-los rápido, irão avançar na progressão do jogo facilmente.

E apesar de ser um pouco frustrante as vezes por causa de alguns salmões e principalmente quando eles combinam habilidades, ainda assim consegue viciar os jogadores, fazendo-os jogar por várias horas para superar esses desafios de alguma forma.

Sr Ori
Sr Ori #luhckaz100

Fã de yakuza e jogos que trazem experiências criativas e diferentes das que já tive.

Colaborador do Site
Publicações em Destaque